NOTA TÉCNICA Nº 01/2017

INFORMATIVO PARA FECHAMENTO TEMPORÁRIO DA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA DE FEIRA DE SANTANA – CETENS, VISANDO O REARRANJO DA DISPOSIÇÃO DO MOBILIÁRIO E EQUIPAMENTOS, E ALTERAÇÃO DO LAYOUT DO ESPAÇO ESTRUTURAL E DO ACERVO.

Dos Objetivos

A presente Nota Técnica apresenta os procedimentos adequados para o rearranjo da disposição do mobiliário e equipamentos, e do layout do acervo da Biblioteca Universitária de Feira de Santana – CETENS, demandando um plano de ação para a efetivação e alteração dos espaços, visando a otimização da área física; preservação e ampliação do acervo e segurança patrimonial.

Dos Procedimentos

Todas as solicitações dispostas nesta Nota Técnica devem ser encaminhadas à Direção do CETENS e à Biblioteca Universitária de Feira de Santana - CETENS.

1. O CETENS encontra-se instalado em sede provisória, e assim como outras unidades administrativas e acadêmicas, a Biblioteca Universitária não possui dimensões satisfatórias para suprir suas necessidades físicas e estruturais.

2. A Biblioteca Universitária está em processo contínuo de modernização e aperfeiçoamento da sua infraestrutura, visando melhoria da qualidade de suas funções e também se constituir como espaço de cultura, lazer e preservação da memória intra e extramuros da Universidade. Para que esses objetivos se concretizem, planejamento e remodelação são os termos de ordem.

3. A Administração da Biblioteca Universitária reuniu-se com sua Comissão de Bibliotecas , tendo por função discutir e aconselhar sobre as principais políticas e decisões da Biblioteca. Essa comissão em um processo de análise da conjuntura discutiu propostas para o reaproveitamento e otimização dos espaços e recursos existentes, tendo em vista o projeto arquitetônico existente no CETENS.

4. Para rearranjo e proposta do novo layout, a arquiteta e urbanista da Superintendência de Infraestrutura e Planejamento do Espaço Físico (SIPEF/UFRB) foi requisitada para diagnóstico da situação atual e confecção de nova proposta.

5. Após análise ficou visível a necessidade do rearranjo do layout e do acervo da Biblioteca Universitária de Feira de Santana, através do qual medidas serão tomadas para minimizar os prejuízos que acarretarão os usuários. As mudanças ocorrerão no período do recesso, conforme os Calendários Acadêmicos 2017.1 e 2017.2 definido pelo CONAC. Em reunião prévia com a Direção do CETENS, o mês de outubro foi definido para realização dessas mudanças. Entretanto, existe a possibilidade de prorrogação do prazo estabelecido para conclusão das atividades propostas, pois a reformulação irá requerer um grande apoio logístico de servidores do CETENS (técnicos e terceirizados), auxiliando na movimentação dos móveis, equipamentos e de todo acervo, além de equipes técnicas de elétrica e de informática, visando realizar as adequações necessárias das novas instalações.

Conclusão

6. A mudança estrutural e de layout do acervo é essencial para a dinâmica da Biblioteca Universitária. Em virtude do aparecimento das tecnologias de informação e comunicação; ampliação do acervo; e do número de frequentadores, o antigo espaço físico carece de um redimensionamento para proporcionar maior eficiência nos serviços prestados, seguindo normas e padrões estabelecidos para layouts de bibliotecas, evitando assim desperdícios de área. Ao mesmo tempo, buscou-se adequar essas normas à realidade administrativa atual, levando em consideração, pela metodologia adotada, a percepção que as pessoas tinham do espaço que frequentam e principalmente, a necessidade de alocar o acervo em crescimento.

Agradecemos a compreensão de todos.

Biblioteca Universitária de Feira de Santana