Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Brasil irá participar da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica

Publicado: Sexta, 11 Julho 2014 09:27

O estudante teresinense Felipe Vieira Coimbra fará parte da equipe que representará o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, na sigla em inglês). O evento que vai acontecer na Romênia entre os dias 1º e 11 de agosto.

Além de Felipe, o grupo será composto pelos jovens Allan dos Santos Costa (Bauru, SP), Daniel Mitsutani (São Paulo, SP), Daniel Charles Heringer Gomes (Mogi das Cruzes, SP), e Pedro Guimarães Martins (Belo Horizonte, MG).

Antes da viagem para Europa, os estudantes participaram de um treinamento intensivo com astrônomos e especialistas, na cidade de Passa Quatro, Sul de Minas Gerais. A programação foi dividida em grupos de estudos, oficinas de atividades e observação do céu noturno, com instrumentos e de maneira panorâmica, a olho nu.
O grupo teve à disposição um planetário móvel cedido pelo MAST para analisar as constelações por meio de projeções. Ainda aprenderam a montar e a manusear dois diferentes tipos de telescópios.

Para participar das duas olimpíadas, o candidato precisa de uma excelente pontuação na prova nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Em seguida, participa das seletivas e ainda passa por outra etapa. Depois de todo esse processo, os classificados fazem um treinamento intensivo com vários astrônomos.

Na última olimpíada realizada em 2013, a equipe brasileira conquistou duas medalhas de prata e três de bronze na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, na sigla em inglês), disputada em Vólos, na Grécia. Este foi o melhor desempenho do país na competição.

 

Os medalhistas de prata foram Daniel Mitsutani (São Paulo) e Luís Fernando Valle (Guarulhos). E os bronzes ficaram com Fábio Kenji Arai (São Paulo), Allan dos Santos Costa (Bauru) e Larissa Fernandes de Aquino (Recife). Os líderes foram os professores Eugênio Reis (Museu de Astronomia e Ciências Afins, MAST) e Gustavo Rojas (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar).

Fábio, Larissa e Luís Fernando já são veteranos em torneios de conhecimento no exterior. Na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), do ano passado, na Colômbia, as duas estudantes foram prata. Já Arai levou a menção honrosa na última IOAA, sediada no Brasil, em 2012.

Antes de embarcarem para a Grécia, os estudantes tiveram dois treinamentos intensivos com professores e astrônomos na cidade de Passa Quatro (MG). O programa foi dividido em grupos de estudos, oficinas de atividades e observação do céu noturno, com instrumentos e de maneira panorâmica, a olho nu. A equipe aprendeu a fazer análises de dados astronômicos e lidar com ferramentas estatísticas, como, por exemplo, média, desvio padrão, média ponderada e propagação de erros, além de trigonometria esférica.

Os jovens também contaram com um planetário móvel cedido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), para que se familiarizassem com as constelações do Hemisfério Norte, por meio de projeção. Também aprenderam a montar e a manusear um telescópio equatorial do mesmo modelo que teriam que lidar na Grécia e fizeram simulados das provas, incluindo as das competições passadas e tiveram lições de ciências espaciais.

Segundo o professor João Canalle, coordenador nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), o resultado vem da soma dos esforços dos alunos participantes e dos professores que contribuíram para oferecer treinamento e incentivo aos jovens.

Site oficial da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA): http://www.oba.org.br

Site oficial da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), que será acontecerá na Romênia: http://ioaa2014.ro/

Vamos torcer!!!

 

Fontes:

http://ioaa2014.ro/

http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/brasil-conquista-cinco-medalhas-na-olimpiada-internacional-de-astronomia-astrofisica-9379616

http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2014/06/piaui-tera-representante-em-olimpiada-internacional-de-astronomia.html

registrado em:
Fim do conteúdo da página