Egressos de Cinema e Artes Visuais da UFRB produzem filme em Saubara

Publicado: Quarta, 22 Maio 2019 15:00

"Mocó” aborda o cotidiano de Pedro, 9 anos, que vive com a mãe e avó, mulheres que preservam a tradição cultural do trançado, da renda, da mariscagem e do samba de roda.

A gravação de um filme de curta-metragem de ficção, produzido por egressos dos cursos de Cinema e Audiovisual; e de Artes Visuais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em parceria com moradores e colaboradores, tem agitado o cotidiano de pouco mais de 12 mil habitantes de Saubara, próxima a foz do Rio Paraguaçu, na Baía de Todos os Santos, no Recôncavo baiano.

O curta “Mocó” dirigido pela cineasta Luciana Sacramento, egressa do curso de Cinema e Audiovisual da UFRB, conta o cotidiano do menino Pedro, 9 anos, super-herói infantil saubarense, que vive com sua mãe, Marta, e sua avó, Maria, mulheres que preservam a tradição do trançado, da renda, da mariscagem e do samba de roda.

Gravação do filme em Saubara, no Recôncavo baiano. (Foto: Luciano Macêdo)

O desenrolar da narrativa coloca Pedro com a tarefa de ser guardião do mocó velho de sua avó. Para isso, o menino não medirá esforços. Com aproximadamente vinte minutos de duração, o curta-metragem, do gênero drama, continua sendo gravado em Saubara, até a terça-feira, dia 28.

O elenco conta com a participação da atriz Rejane Maya, cujo papel marcante como a baiana do Acarajé no clássico do cinema brasileiro e televisivo "Ó Paí, Ó" a projetou no cenário nacional e internacional, e Zulmira, da série de TV “Gabriela”, além de ser dançarina, professora de interpretação, integrante do "Bando de Teatro Olodum" e fundadora do projeto teatral "Beje Eró".

Também participam do curta, Marcos Alves, que interpreta Pedro, o superherói; Lícia de Jesus, Joana Flores, Patricia Ramos, Duca Clara Amorim, Jaqueline Pinheiro, Samara Xavier, Deise Silva, Thayla Cristina, Gisele Nery e diversas crianças e adultos figurantes, em sua maior parte, moradores locais.

Antes da escolha do elenco, foi realizada uma oficina de interpretação de quatro dias, no Galpão da Terceira Idade, em Saubara, voltada para o público infantil.

Segundo Luciana, roteirista e diretora do curta, “além da fantasia do personagem Pedro, Mocó representa a força das mulheres de Saubara, que acumulam, em seus trabalhos, diversas funções, todas apresentadas no filme. Trabalhos estes advindos da tradição cultural local da palha, da renda, da mariscagem e do samba de roda”.

O filme está previsto para ser lançado em agosto deste ano, em Saubara, e no Cine Theatro Cachoeirano, em Cachoeira.

Mais em: https://www.facebook.com/mococurta.