Livro debate políticas regionais da União Europeia e Mercosul

Publicado: Sexta, 24 Maio 2019 08:03

Lançado esta semana, no auditório do Cahl, o livro Blocos regionais e Desenvolvimento é resultado do doutorado do professor de Ciências Sociais, Antônio
Eduardo Alves de Oliveira. A publicação retrata o cenário político internacional, direcionando a pesquisa à política regional da União Europeia, com referências ao bloco de países latino-americanos, o Mercosul. O trabalho considera como os dois blocos estão diretamente interligados às questões territoriais e aos impactos das desigualdades regionais no interior dos países, a exemplo do Brasil, em especial o Nordeste.

“O enfoque central do livro é a necessidade do entendimento do que é essa integração regional na atualidade. É uma pesquisa de antes do colapso na União
Europeia com a crise grega e de todos os desdobramentos daquele acontecimento. Mas, já sinaliza problemas no processo de integração europeia e no caso do Mercosul também”, destaca o autor. A publicação levanta debates e destaca a necessidade de entendimento sobre a integração regional na atualidade.

A investigação foi realizada durante o doutorado sanduíche de Antônio Eduardo, no Instituto de Ciências e Política, em Paris, em 2010, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, da Universidade Federal da Bahia. Desde dezembro de 2018 já é possível ter acesso ao livro por meio das plataformas digitais da editora da UFRB, na forma de e-book, com uma abordagem voltada especificamente para a comunidade acadêmica. Mas, a partir desta semana, depois de passar por uma reformulação da linguagem, para tornar a leitura mais agradável e dinâmica, a versão impressa da pesquisa está disponível na UFRB e livrarias e eventos de todo o país.

Ascom CAHL – Projeto de Extensão
Equipe: Crislane Nunes, Geise Ribeiro, Girlane Silva, Janaildes Brito