Moçambique é tema de seminário sobre História da África

Publicado: Quinta, 30 Maio 2019 15:39

Na primeira conferência do Ciclo sobre História da África, o professor Arlindo Nkadibuala sobre “Raça, Cultura e Identidade na funcionalidade da colônia de Moçambique”. O evento realizado no auditório da Fundação Hansen, esta semana, foi promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros do Recôncavo da Bahia (Neab), como parte do processo de internacionalização na instituição. O pesquisador moçambicano apresentou o tema da investigação que realiza durante o estágio doutoral, no Programa de Pós-Graduação em História da África, no Centro de Artes, Humanidades e Letras, da UFRB.

“O meu interesse é saber como esses três conceitos de raça, cultura e identidade foram manipulados pelas questões coloniais e pelas autoridades locais moçambicanas para atingir os seus interesses. Não estou analisando todo o país, mas o norte de Moçambique, principalmente a província de Cabo Delgado. A região que me interessa fazer a pesquisa é a do povo makonde”, explicou o professor Nkadibuala que ministra a disciplina História da África, na UniversidadePedagógica (UP), instituição de ensino superior voltada para a formação de professores, em Moçambique.

mocambique

*Professor Nkadibuala apresenta pesquisa sobre raça, cultura e identidade, na região norte de Moçambique  -  Tallita Lopes/Ascom-Cahl

O professor de História da África da UFRB e um dos integrantes do Neab, Juvenal Conceição, participou da mesa e destacou a importância dos estudos africanos, com a valorização de experiências trazidas por professores africanos. “Não vai ser exclusivo, pode ter um ou outro momento que tenha um brasileiro aqui, mas preferencialmente serão africanos e isso faz parte da nossa estratégia de reforçar os laços internacionais da nossa instituição”, justificou Conceição.

Para o professor Juvenal Conceição, o ciclo de conferências traz para UFRB a intensificação de uma relação intercambista na universidade. “Esse seminário tem a intenção de colaborar ao trabalhar nesse plano de internacionalização que é uma coisa importante para a universidade em todos os cursos. Para que a instituição se consolide como uma potência, entre outras coisas, deve ter uma dimensão internacional sistemática”, avaliou.

O estudo da África no Brasil, principalmente no cenário político atual, foi destacado como ato de resistência e de desconstrução de ideias já enraizadas sobre o continente. O seminário assumiu, assim, a função de ampliar a difusão de conhecimentos sobre a experiência de países africanos e suas vastas especificidades, como foi destacado na apresentação do professor Arlindo Nkadibuala. A pesquisa realizada pelo pesquisador moçambicano contou com a contribuição do professor da UFRB, Kabengele Munanga, que é referência para o trabalho e destacado por Nkadibuala pela orientação durante os seis meses em que está desenvolvendo na UFRB o estágio doutoral, para a elaboração da tese.

Ascom CAHL – Projeto de Extensão

Equipe: Beatriz Victoria, Crislane Nunes, Geise Ribeiro, Girlane Silva, Janaildes Brito, Tallita Lopes, Rebeca Mota