CAHL promoverá curso de extensão sobre temas que envolvem o Recôncavo Baiano

Publicado: Quarta, 08 Julho 2009 05:38

O Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) criou projeto que visa ministrar um curso sobre história econômica e político-social do Recôncavo Baiano. O curso iniciará no dia 08 de julho, às 17h, no CAHL, antigo prédio da Fundação Hansen Bahia.

As aulas enfocarão os aspectos mais relevantes da conquista e povoamento do Recôncavo Baiano, assim como sua importância no processo de expansão territorial brasileira pelo rio Paraguaçu, a partir do século XVI. Enfocarão também a evolução econômica e formação social, desde o século XVI até início do século XIX, além de discutir a cultura e a tradição, voltada para a religiosidade, identidade étnico-cultural e cultura popular.

Apoiado numa bibliografia específica, o curso será ministrado em duas partes e cada parte terá dois módulos. A primeira parte será substancialmente histórica e a segunda será dedicada à análise específica dos aspectos econômicos que refletiram no substrato cultural do Recôncavo Baiano.

As aulas serão ministradas pelo professor Luiz Cláudio Nascimento, licenciado em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana e mestre em Estudos Étnicos e Africanos pelo Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Estudos Étnicos e Africanos da Ufba e contará como coordenadores, os professores assistentes, ambos da UFRB, Fabrício Lyrio Santos e Nuno Gonçalves Pereira. Além das aulas no CAHL terão aulas de campo, em lugares já definidos, como Iguape e sítios históricos e culturais urbanos de Cachoeira e São Felix. O transporte será disponibilizado pela instituição para os estudantes inscritos.

O curso destina-se aos estudantes da UFRB e demais interessados, incluindo professores da rede pública de ensino, líderes de organizações não governamentais, agentes culturais e comunidade em geral. Serão abertas 50 vagas, sendo 30 para estudantes da UFRB e 20 para o público em geral. Se estas cotas não forem atingidas, as vagas serão reabertas, sendo que o total não poderá exceder a 50.

As aulas serão sempre às quartas-feiras, das 17 às 19h, e aos sábados (um por módulo), das 8 às 12h e terá carga horária total de 60h.

Serviço:
O QUE: curso sobre história econômica e político-social do Recôncavo Baiano.
QUANDO: a partir do dia 08 de julho de 2009, às 17h
LOCAL: no CAHL e Iguape e sítios históricos e culturais urbanos de Cachoeira e São Felix
INFORMAÇÕES: (71) 91611581 – Nuno Gonçalves; (75) 81649086 – Cacau Nascimento; (71) 92048020 – Cristina Ferreira; (75) 34252138 – CAHL ou se dirigir ao local.
INSCRIÇÕES: do dia 15 de junho a 10 de julho na secretaria do CAHL (anexo do Colégio Estadual da Cachoeira) das 09h às 12h e das 14h às 17h.