Cine Griô une moradores e comunidade acadêmica através de histórias dos bairros

Publicado: Segunda, 08 Julho 2019 15:45

A troca de saberes e a perpetuação da memória de uma comunidade estão presentes nas vivências dos moradores que contam histórias para construir vínculos latentes entre as gerações. É através dessas histórias que o Cine Griô, projeto de extensão coordenado pela professora do curso de Cinema, Ana Rosa Marques, busca a interação com a criação de laços entre a vizinhança e a comunidade acadêmica do Centro de Artes, Humanidades e Letras. A proposta utiliza o cinema como instrumento coletivo de partilha de conhecimentos.

O nome do projeto traz a referência à figura do Griô que na tradição da história oral africana, segundo a professora Ana Rosa, “é o mestre encarregado de conhecer as histórias das comunidades e transmiti-las para gerações seguintes”. O Cine Griô busca a interação colaborativa entre a comunidade acadêmica e os moradores de áreas que integram a proposta, utilizando o cinema como um agente socializador e mediador das relações. “A gente quer aprender as histórias de algumas ruas ou comunidades de Cachoeira e passar essas histórias para a vizinhança pela via do cinema, com o audiovisual, fazendo com que o filme seja o Griô, possibilitando a criação de laços comunitários”, explicou a professora

O Cine Griô é voltado para o curso de cinema, no entanto permite a inclusão de estudante de outros cursos da UFRB e até mesmo de alunos do ensino médio das escolas de Cachoeira, além dos próprios moradores das comunidades envolvidas neste processo. Como parte essencial desta interação, a proposta inclui a exibição dos curtas metragens que acontecerá nas ruas vizinhas àquelas em que foram feitas a filmagem. “Filmamos em uma rua fazendo o curta que na rua seguinte será a nossa forma de apresentação do projeto, para que posteriormente este moradores possam contar a sua própria história. E por fim haverá a exibição de um filme com a junção de todos os curtas”, antecipou Marques.

Ascom CAHL – Projeto de Extensão

Equipe: Beatriz Victoria, Crislane Nunes, Geise Ribeiro, Girlane Silva, Janaildes Brito, Tallita Lopes