COMÚSICA reuniu em Cachoeira pesquisadores de todo o país

Publicado: Sexta, 19 Julho 2019 11:46

Realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no Centro de Artes, Humanidades e Letras, o VI COMÚSICA – Congresso de Comunicação e Música 2019 aconteceu na cidade de Cachoeira. A edição foi coordenada pelos professores Jorge Cardoso, Nadja Vladi e Angelita Bogado e reuniu pesquisadores que se observam aspectos entrelaçamento entre os campos da
comunicação e da música.

O evento atraiu estudantes da Graduação, de Pós-Graduação e professores de todo o país, voltados para os debates em torno do campo, com a realização de mesas e grupos de trabalho para apresentação e debate sobre as pesquisas em andamento. Na abertura, o professor Jorge Cardoso ressaltou a importância de sediar o evento e da responsabilidade de da continuidade na sexta edição. “É um evento que tem sido organizado por uma rede de pesquisadores nacional, então quando fomos convidados a sediar o evento na sexta edição foi uma responsabilidade porque era dar continuidade a um trabalho que outras pessoas já faziam e ao mesmo tempo apresentar a essa rede de pesquisadores a UFRB”, avaliou.

Na abertura do Congresso aconteceu a exibição do documentário Sou MC Carol, 100% Feminista e uma mesa com a professora Simone Sá, da Universidade Federal Fluminense e parte da equipe do LabCult/UFF. O grupo apresentou o processo de planejamento, captação e reflexão provocado pela realização do projeto que articula atividades de pesquisa às de produção audiovisual. A realização pela primeira vez do Comúsica na UFRB inseriu o Centro de Artes, Humanidades e Letras e a região do Recôncavo no ambiente de diálogo constituído nacionalmente, fortalece sua atuação como espaço de pesquisa neste campo da comunicação. “Acho que a UFRB precisa e tem tido cada vez mais eventos desse tipo que fortalecem o espirito acadêmico de intercâmbio e de troca com outras instituições”, ressaltou Nadja Vladi.

O professor Jorge Cardoso destacou a importância do congresso para instigar os estudantes do Centro. “É uma chance de a gente ir consolidando ainda mais a nossa rede de investigação dentro da pós-graduação em comunicação gerando com isso o interesse de nossos alunos de graduação também de produzir pesquisa e encontrar bibliografia deles rodando pelo centro. A gente sempre acha que é uma forma bacana de você estimular os alunos a se vincularem mais ao campo”, analisou o pesquisador. Para a coordenadora Nadja Vladi, o Comúsica vai ao encontro de interesses presentes no Centro e na região, pois tem muita gente pesquisando música e comunicação no recôncavo. A pesquisadora lembra de como a música produzida no recôncavo, como o samba de Dona Dalva, do mesmo modo que a comida, como a maniçoba, e a geografia da região que tem o Rio Paraguaçu fazem parte das identidades culturais do lugar que os participantes do evento passam a conhecer de perto.

Estudantes da Pós-Graduação, Graduação e servidores técnicos administrativos do CAHL atuaram na organização, o que possibilitou que, mesmo com o
contingenciamento dos recursos na área da educação, foi possível assegurar a realização do evento. A professora Nadja Vladi destacou que mesmo em um momento difícil no país, com pouca verba para o ensino público federal na área da pesquisa, foi possível realizar e fazer um trabalho bom com parcerias ótimas com professores de outras instituições que colaboraram.O congresso teve o financiamento do Concelho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) e o recurso obtido, ainda que restrito, garantiu a vinda de alguns convidados, diárias, passagens e alguns itens de
comunicação e logística.

Ascom CAHL – Projeto de Extensão