Professores analisam impacto de políticas públicas no país

Publicado: Quinta, 24 Outubro 2019 15:54

Políticas Públicas no Brasil a partir de 2016 foi o tema do evento, no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), com debates acerca de examinar a realidade brasileira, diante dos retrocessos e crise, no cenário atual do país. A proposta de realizar um debate sobre as Políticas Públicas foi organizada pela professora do curso de Gestão Pública Maria Inês Caetano, voltada à discussão e troca de conhecimentos sobre os impactos das políticas implementadas no país.

O evento ocorreu ao longo de três turnos, com abordagem de perspectivas diferentes sobre as políticas públicas, com o objetivo de trazer uma pluralidade de olhares na discussão, com a participação nas mesas de professores de várias áreas de conhecimento do CAHL e de outros centros acadêmicos. “Esse encontro de professores de cursos diferentes, até de centros diferentes é importante para a produção de conhecimentos na UFRB sobre essa realidade que a gente está vivendo”, avalia a professora Maria Inês Caetano.

IMG 20191015 WA0059

No período da manhã o debate girou em torno do tópico como As adversidades para discutir as políticas públicas no Brasil, Reforma da Previdência e os Retrocessos do Trabalho no Brasil contemporâneo. Já à tarde as discussões foram sobre os retrocessos da comunicação públicas, das políticas públicas de saúde no Brasil e um panorama da situação do ensino superior do Brasil: seus impasses e caminhos. À noite foram apresentados os retrocessos nas políticas sociais, política e gestão governamental do estado da Bahia e políticas culturais sobre ataques.

O professor do curso de Jornalismo, Luiz Nova, falou sobre a importância de pensar as políticas públicas sobre a ótica da comunicação, quais foram os retrocessos e desmontes que aconteceram nesta área. Para o professor, é importante também pensar na questão da manutenção, sobretudo de garantias de direitos e atendimento às necessidades da população em uma sociedade democrática. “Discutir políticas públicas é discutir democracia e nós vivemos num momento em que a democracia está ameaçada”, alerta o professor Luiz Nova.

IMG 20191015 WA0050

Estudantes do Centro disseram que se sentiram atraídos pelo tema e pela necessidade de reflexão sobre esse tipo de conhecimento para além da sala de aula. Esse foi o caso de Teufone Soares, estudante de Ciências Sociais. “Nesse momento que estamos vivendo, com essa crise que está ai e esses cortes, é importante para esclarecer mais a sociedade, ter mais conhecimento. Apesar de estar aqui no CAHL, mesmo assim a gente ainda tem pouco conhecimento nessa área e apesar de toda a demanda que tem de aprendizagem estamos sempre precisando aprender mais”, analisou o aluno.

Equipe ASCOM-CAHL