Arte produzida por estudantes provoca reflexões sobre autoimagem

Publicado: Terça, 03 Dezembro 2019 10:00

A exposição Casca, apresentada no foyer do auditório do Cahl, integrou o Trabalho de Conclusão de Curso dxs estudantes de Artes Visuais, Anna Verena e Yuri Falcão. A proposta era focar em imagens fotográficas de vegetação para trazer as semelhanças com os corpos e suas marcas, como parte de uma reflexão sobre o processo de aceitação da autoimagem. O trabalho resultou de atividades realizadas em sala de aula, com testes, experimentações e questões que os levaram a esse resultado.

Entre os materiais expostos, estavam fotografias e depoimentos das pessoas que participaram como modelos,  suas impressões e a relação sobre como suas marcas, antes e depois das fotos, auxiliaram na autoestima. A exposição, bem mais amadurecida, trouxe a relação dxs estudantes com as plantas, estabelecendo uma ligação direta com a natureza, a autoestima e a autoimagem.

Para a professora do curso de Artes Visuais, Valécia Araújo, orientadora do trabalho, a exposição apresentou o resultado de um processo de reflexão sobre a autoimagem, a imperfeição na pele, com o objetivo de evidenciar como a sociedade pode considerar que existe outras possibilidades de aceitação e, sobretudo, como é possível melhorar a autoestima de cada um. A professora destacou também a metáfora entre a vegetação da região e as peles, a analogia e a poética presentes para que pudessem ter outra perspectiva, fora do padrão estético da perfeição. “Esses traços na verdade da pele, sejam as marcas, cicatrizes, rugas, manchas fazem parte do ser humano, fazem parte de quem somos, então a exposição buscou essa reflexão e provocar esse diálogo”, analisou a professora Valécia.

O processo de produção se deu a partir de várias referências, a exemplo da que aparece na introdução, com o pensamento de Umberto Eco. "Ele fala de história da beleza e  da feiura e como o pessoal fazia para poder disfarçar algumas marcas", analisa a estudante de Artes Visuais.  Anna Verena considera que "ter a exposição é importante pra gente deixar registrado a impressão tanto nossa de ver as obras expostas, como também a impressão de quem visitou".

WhatsApp Image 2019 12 03 at 09.01.35

Ascom CAHL – Projeto de Extensão