Web TV Saberes Cruzados: Experiência profissional durante a graduação.

Publicado: Terça, 11 Fevereiro 2020 11:51

No ar há pouco mais de um ano, a Web TV Saberes Cruzados celebra o crescimento e a notoriedade do programa que vem ganhando repercussão a nível estadual. Criado em 2018 pelo Diretor de Programa, Everton Leandro Lázaro Suzart, do Centro de Artes, Humanidades e Letras, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - CAHL/UFRB, a ideia surgiu como uma forma de dar visibilidade aos cursos e demais atividades desenvolvidas pelo Programa de extensão "Saberes Cruzados: Extensão universitária, formação e conhecimentos tradicionais", coordenado pela Gestora de extensão do CAHL Martha Rosa Figueira Queiroz. A proposta da Web TV logo ganhou força e foi além, passando a produzir matérias externas, com o objetivo de propor o diálogo entre o conhecimento acadêmico e sabedoria popular.
A iniciativa, que funciona como um laboratório onde os estudantes podem desenvolver os aprendizados iniciados em sala de aula, conta com alunos dos cursos de Comunicação Social, ofertados pelo Centro. Dentre as funções desenvolvidas estão a de fotógrafo e social media, roteirista, auxiliar de edição de vídeo, e repórter.
Entre os anos de 2018 e 2019, o programa foi apresentado pelos egressos do curso de Jornalismo da UFRB, Lucas Almeida e Luana Souza, que em 2020 deixam o programa e passam a integrar o time de profissionais da Rede Bahia, afiliada da Rede Globo. Os jovens profissionais, que agora passam a atuar na maior emissora de televisão do Norte-Nordeste, iniciaram suas carreiras no Saberes Cruzados, à frente de matérias que abordavam cultura, entretenimento, religiosidade e as principais curiosidades do Recôncavo da Bahia.
Com mais de 50 programas produzidos e mais de 80 mil visualizações, o programa ultrapassou as redes sociais, conquistando novos espaços e novos colaboradores. A equipe cresceu, passando a contar com estudantes dos cursos de Cinema e Publicidade e Propaganda. Em 2019, a iniciativa ganhou a sua primeira temporada na TV Kirimurê -canal 10.2, alcançando, além do Recôncavo, o público da capital baiana e de toda região metropolitana de Salvador.
Em 2020, o Saberes Cruzados segue ampliando os seus horizontes e conquistando parceiros empenhados na democratização da comunicação e na formação de profissionais comprometidos com questões sociais. Neste sentido, a extensão universitária atua como importante elemento na construção de mecanismos que atuem em diálogo com os sujeitos que não estão inseridos no ensino superior, mas que certamente têm muito a compartilhar.

Web TV Saberes Cruzados 1