NOTA DA DIREÇÃO E DOS COLEGIADOS DE GRADUAÇÃO DO CAHL

Publicado: Quarta, 17 Junho 2020 15:11

NOTA DA DIREÇÃO E DOS COLEGIADOS DE GRADUAÇÃO DO CAHL

No dia 10 de junho, professoras e professores substitutos da UFRB foram comunicados pela PROGEP – Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas - sobre a impossibilidade de renovação dos seus contratos, diante da falta de previsão de retorno das atividades presenciais, por consequência da pandemia do CoViD-19.

Nós, da Direção do Centro de Artes, Humanidades e Letras, temos dedicado esforços constantes, juntamente com a Gestão de Ensino, as Coordenações de Área e de Colegiado dos Cursos, no sentido de buscar uma solução para a situação das professoras e professores substitutos desde o final de março, quando percebemos a iminência do problema.

Sabemos da importância dessas e desses docentes para o nosso Centro, por sua dedicação e profissionalismo, e nos preocupamos também com a questão humana, neste momento de fragilidade e incertezas que todos vivemos.

Entendemos estar diante de um cenário político adverso, onde as universidades têm sido alvo de ataques à sua autonomia, cortes orçamentários, campanhas difamatórias e até perseguição judicial. No entanto, essas instituições protagonizam um papel fundamental na produção de saberes implicados na defesa de uma sociedade mais justa e democrática.

Continuamos atentos, empenhados, e buscando uma solução institucional na tentativa de continuarmos todos juntos nessa caminhada.