Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Mensagem da Direção do CAHL acerca do retorno presencial gradual

Publicado: Sexta, 25 Março 2022 18:33

O CAHL ESTÁ PRONTO PARA O RETORNO PRESENCIAL

Em 17 de março de 2020, as atividades letivas na Graduação e Pós graduação da UFRB foram suspensas por determinação da Portaria 322, em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus. Foram muitas as ações desenvolvidas e comissões criadas no CAHL para lidar com esse momento. Embora as atividades presenciais estivessem suspensas, o nosso Centro nunca parou e foram empreendidos todos os esforços com vistas a manter a comunidade acadêmica, mas também a comunidade do Recôncavo, informada sobre a pandemia e sobre a situação e atuação da UFRB nesse contexto. Completamos 2 anos de suspensão das atividades presenciais e de um desafiador e incansável trabalho para garantir o retorno às dependências do CAHL. Este trabalho se intensificou a partir do final de 2021, quando a Portaria 007 de 16 de novembro, aprovou a retomada presencial gradual das atividades acadêmicas e administrativas da UFRB dos (as) servidores e servidoras técnico-administrativos e docentes, em consonância com a Resolução CONSUNI no. 03/2021, que dispõe sobre a aprovação das Diretrizes Institucionais e Protocolos de Medidas de Biossegurança de Enfrentamento à COVID-19 no âmbito da UFRB (Resolução CONSUNI n. 003/2021 e outras que vierem atualizá-la ou substituí-la). 

Queremos, aqui, apresentar um pouco da situação do CAHL para o retorno presencial, mas antes de qualquer coisa é necessário fazer um breve panorama do cenário das IES públicas brasileiras. 

Se realizarmos uma rápida pesquisa na internet com o descritor “situação das universidades públicas brasileiras”, encontraremos aquilo que sentimos “na pele” todos os dias: cortes, penúria, colapso, ameaça ao funcionamento, falta de assistência estudantil. Sabemos também que tudo isso faz parte de um projeto que não considera a educação e o desenvolvimento científico como prioridades – pelo contrário, em vários momentos, atores governamentais desferem ataques às universidades públicas e à ciência por elas produzida. Vamos lembrar que o Brasil aplica menos de 1% do PIB em atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Se lançarmos o olhar para o PNAES (Programa Nacional de Assistência Estudantil), observaremos que, segundo dados do Ministério da Economia (ME) (2019), os recursos do PNAES apresentaram crescimento significativo de 239% entre os anos de 2010 e 2016, passando de R$ 304 milhões para R$ 1,03 bilhão. Desde então, o orçamento passou a ser enxugado, observando queda acumulada de 7,1% em 2019. Sabemos que o enxugamento da Assistência Estudantil afeta, sob diferentes dimensões, a permanência estudantil e o êxito acadêmico.

Neste cenário de cortes e contingenciamento, a UFRB não passou ilesa e, nos últimos anos, assistimos preocupadas e preocupados às apresentações do orçamento nos Conselhos superiores. Vale salientar que, na UFRB, os Centros de Ensino não possuem orçamento próprio e não gerem recursos.

Ainda em 2020, o CAHL obteve, através de emendas parlamentares, recursos para duas grandes intervenções que visavam a reforma do Pavilhão 2 de Julho, em São Felix, e reparos específicos no Pavilhão Leite Alves, em Cachoeira. O Pavilhão 2 de Julho será entregue à Comunidade ainda neste primeiro semestre, quando terá as obras completadas em parte do Térreo e todo o 1º andar, faltando ainda as obras do 2º andar e do subsolo (estas em processos de finalização de projeto). Além disso, a partir do esforço de uma Comissão composta por servidores docentes e técnicos administrativos, o CAHL logrou êxito no Edital FINEP (Empresa Pública Brasileira de Fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação) e está montando um Complexo de Laboratórios que serão entregues também neste primeiro semestre do ano corrente.

Com o início das atividades presenciais de ensino da Pós-Graduação no último dia 21 de março, pudemos contar já com alguns espaços que foram preparados ou modificados para receber as aulas, tanto no prédio da Fundação Hansen, como no prédio do NUDOC. Quanto ao Pavilhão Leite Alves, foi recebida uma Emenda Parlamentar específica para conserto de telhado, calha e pintura. Esse tipo de emenda com rubrica (conhecidas de quem passa pela gestão pública) não pode ter sua finalidade modificada, ou só pode ser modificada com autorização do financiador. Sendo assim, a reforma, muito bem vinda, conseguiu resolver alguns problemas crônicos, mas ainda há muito o que fazer no nosso prédio principal. A Reitoria e a Pró-reitoria de Planejamento têm sido provocadas pelo Centro através de diversas requisições e os setores de manutenção da universidade estão trabalhando para que, no dia 11 de abril, tenhamos a melhor estrutura possível para o retorno das atividades de ensino de graduação.

São muitos os ganhos e são muitos os desafios, pois a maioria dos espaços que utilizamos são prédios históricos tombados nos quais não podem ser feitas modificações e determinadas intervenções sem autorização e obviamente, cuidado com o Patrimônio.

Os nossos Laboratórios estão em plenas condições de funcionamento e algumas poucas máquinas que apresentaram algum tipo de problema foram encaminhadas para a manutenção. É de fundamental importância agradecer à servidora e aos servidores do Núcleo de Gestão Técnica Específica, que nunca mediram esforços para estar no CAHL (mesmo com o auxílio transporte suspenso) com o objetivo de ligar, testar e limpar periodicamente as máquinas e evitar danos ao patrimônio público.

No final do mês de novembro de 2021 foram recebidos no CAHL diversos EPIs destinados à prevenção da COVID, a saber, Álcool Etílico de 70º INPM, produzidos pela própria UFRB, e recipientes de 500 ml de álcool gel, além de máscaras cirúrgica de tripla camada com filtro. O CAHL também está equipado com totens e dispensers que foram colocados em lugares estratégicos do nosso Centro (portaria, bibliotecas, etc).

Ainda para atender a determinação de medidas de biossegurança, as salas de aula estão sendo preparadas para manter o distanciamento de 1,5m entre os/as estudantes. Com isso, a capacidade das salas de aula será diminuída e consequentemente o número de vagas em componentes com aulas presenciais. 

Em outubro de 2021, chegaram ao CAHL diversos aparelhos de ar-condicionado novos para substituir os antigos. São máquinas de 24 mil BTUs para salas de aula e unidades administrativas e de 60 mil BTUs para o auditório, biblioteca e o segundo pavimento, onde se encontram as unidades de atendimento acadêmicas e administrativas do CAHL. Os aparelhos estão sendo instalados e muitas salas já contam com essa climatização. Até dia 11.04 todas as salas já terão as máquinas trocadas. 

Neste retorno presencial, a Comunidade Acadêmica contará com uma enfermaria e um ambulatório equipados; alguns novos mobiliários (armários e mesas), bem como um refrigerador e um microondas (doados pela Propae para serem utilizados pelos estudantes). Estes equipamentos já estão à disposição, no Quarteirão Leite Alves. 

Projetos de monitoramento e acompanhamento do retorno presencial estão sendo desenvolvidos para que possamos garantir segurança e qualidade de vida estudantil.

Por fim, reafirmamos que o CAHL/UFRB nunca parou. Ao longo desse tempo, além das atividades de ensino em formato remoto, houve reuniões públicas de Conselho Diretor, debates, desenvolvimento de Projetos e Programas de Pesquisa e Extensão, atendimento psicossocial, articulações com a comunidade, eventos. etc. A Universidade está viva e pulsante e a administração local está feliz e ansiosa por receber a Comunidade de volta ao nosso Centro. Mas, é necessário que tudo seja feito dentro das normas e seguindo as medidas de segurança determinadas pelas autoridades competentes. Nosso Projeto sempre será o de uma Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade!

Prof Dra Dyane Brito Reis – Diretora do CAHL

Prof Dr. Sérgio Armando Diniz Guerra – Vice Diretor

registrado em:
Fim do conteúdo da página