Nota de Falecimento do Professor Raimundo Cerqueira

Publicado: Domingo, 05 Junho 2022 17:36

Com profunda tristeza, em luto, o Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, expressa sua solidariedade à família de nosso querido Professor Raimundo Cerqueira, pelo seu falecimento na noite de sábado do dia 04 de junho do corrente ano.

Nossos sentimentos à sua família, esposa, filha e filhos, netas e netos. Prof. Raimundo deixa um importante legado à cultura da Bahia e de nossa heroica Cachoeira. Nascido no São João de Cachoeira, em 22 de junho de 1940. Uma vanguarda à frente de nosso tempo. Um poeta imbatível como todos e todas poetisas, apaixonado pelos “delírios” criativos. Defensor da universidade pública, gratuita e de qualidade, na malha ancestral de nossa cultura do Recôncavo da Bahia. Presidiu a Associação dos Artistas e Animadores Culturais de Cachoeira no período de 1988 a 1990.  Importante aliado no processo de implantação da nossa universidade, em especial, participou ativamente do processo de implantação do CAHL.

Presidiu a Filarmônica Lyra Ceciliana de Cachoeira, entre os anos de 2005 e 2011. Neste período, a Filarmônica foi Bicampeã do Festival de Filarmônica do Recôncavo, organizado pela Fundação Cultural Dannemam. Reconhecimento que refletiu na participação da Lyra na Minissérie portuguesa “Equador”. Em 2010 foi condecorado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva com a Medalha de Ordem ao Mérito Cultural, pela história e atuação da referida Filarmônica. Com sua terna práxis, forjou projetos político-pedagógicos voltados à formação cultural e musical de crianças e adolescentes negros, filhos de trabalhadores e trabalhadoras da periferia cachoeirana, das ladeiras e às margens do Paraguassú. Como Profº do Colégio Estadual de Cachoeira, contribuiu com a formação humanista, crítica e criativa de crianças e adolescentes durante décadas.

Eis que o poeta continuará a ser uma estrela reluzente no crepúsculo do céu junino de Cachoeira. Nossa singela gratidão.

Profa. Dra. Rosenária Ferraz de Souza.