Fundação Hansen Bahia inaugura exposição sobre sagrado e profano

Publicado: Sexta, 10 Maio 2013 14:06

A exposição “Mais-que-sagrado, mais-que-profano” trouxe um recorte das obras da “Via Crusis” do artista Hansen Bahia.  Estão expostas na Fundação Hansen Bahia (FHB), em Cachoeira, seis séries em gravura e uma em pintura, cada uma delas contendo 14 estações, que compõem o caminho percorrido por Jesus Cristo desde o julgamento até o calvário.

A curadoria da mostra foi realizada pelo professor Antônio Carlos Portela, da Universidade Federal da Bahia (UFRB), que comentou sobre a relação das obras da “Via Crusis” de Hansen e a religiosidade presente na cidade de Cachoeira. “Eu acho que foi um momento da vida dele que ele já estava bem trabalhado sobre essas questões religiosas. Eu acho que ele encontrou aqui o lugar realmente com energia que propiciava ele a produzir”, disse.

O gerente técnico da Fundação, Jomar Lima, falou sobre a importância da parceria entre a UFRB e a FHB. “Além da parte dos técnicos, a parte de pesquisa, a parte da produção desses professores e desses alunos é importantíssima para que a gente consiga caminhar e desbravar esse nosso acervo que é muito grande”, ressaltou.

A exposição é resultado do trabalho do professor Antônio Portela em parceria com seus alunos em um trabalho desenvolvido no grupo de pesquisa, e foi inaugurada na última quarta-feira (8). Durante a inauguração, a Filarmônica 25 de junho apresentou canções populares e internacionais, como Baião, de Luiz Gonzaga.

A exposição, que estará aberta à visitação até o próximo ano, é gratuita e é realizada de segunda-feira à sexta-feira, das 9 às 17 horas e aos sábados das 9 às 13 horas.

Assessoria de Comunicação do CAHL (ASCOM-CAHL)

Professoras orientadoras: Rachel Neuberger, Hérica Lene e Jussara Maia

Técnica-administrativa: Lelia Sampaio

Estudantes de jornalismo: Fabiana Dias, Mariana Priscila Souza, Marizângela Sá, Nayá Lobo, Laís Sousa, Roquinaldo Freitas