Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Zootecnia

Publicado: Terça, 27 Fevereiro 2007 05:26

Turno de Funcionamento: Integral

Tempo de Integralização:
Tempo Mínimo: 5 anos
Tempo Médio:6 anos
Tempo Máximo: 8 anos

Perfil do Egresso:
O Zootecnista graduado pela UFRB deverá ser um profissional com formação sólida de conhecimentos científicos dotados de consciência ética, política, humanística, econômica e cultural e ambiental da região onde atua, incluindo o Brasil e o mundo. Este profissional atua principalmente nas áreas de nutrição, alimentação, manejo reprodutivo e produtivo, melhoramento genético, planejamento, bioclimatologia, supervisão de exposições de animais e estações experimentais, registro genealógico e julgamento, além de promover e aplicar medidas de fomento à produção desses animais e ao destino de seus produtos e subprodutos.
O Zootecnista egresso da UFRB deverá apresentar capacidade de comunicação e interação com os vários agentes que compõem os complexos agroindustriais com raciocínio lógico, interpretativo e analítico para identificar e solucionar problemas. Ele tem também como função principal a produção de proteína animal de alta qualidade para a alimentação humana, contribuindo para melhoria da qualidade dos produtos gerados, qualidade de vida dos animais, promovendo o desenvolvimento, e o bem-estar do homem.
Tecnicamente qualificado com postura empreendedora e criativa, norteado pela ética, o egresso estará preparado para inserção em contexto profissional mais amplo, cujas tomadas de decisão são fundamentadas nas inter-relações das ciências sociais, econômicas e ambientais, com vistas à sustentabilidade dos sistemas de produção.
No âmbito profissional usando da tríade: Nutrição-Manejo-Melhoramento, o egresso estará apto a incrementar a produtividade com redução dos custos, viabilizando as propostas de criação de qualquer espécie animal, determinando o desenvolvimento do setor agropecuário pela adoção de novas tecnologias.
Com as novas possibilidades de manipulação genética, associadas aos novos aparatos tecnológicos advindos da biotecnologia, o Zootecnista graduado na UFRB estará apto ao aprimoramento das raças, sem perder os patrimônios genéticos das espécies, que adquiriram alta performance ao longo do processo evolutivo, fruto da seleção natural.
No planejamento da estrutura organizacional das empresas rurais, quando de sua implantação, poderão participar da elaboração e da execução dos projetos agropecuários, inclusive os de construções rurais no que tange a produção animal. Exercendo também o papel de administrador, extensionista e consultor, com responsabilidade técnica, contribui para o aprimoramento do sistema produtivo, respeitando o desenvolvimento regional.
No uso de suas atribuições legais deverá apresentar postura ética diante da problemática sócio-econômico-ambiental, procurando minimizar problemas relacionados à implantação de novas tecnologias, criando laços com a preservação ambiental, exercício da cidadania.

Coordenador do Colegiado do Curso:
Profª. Meiby Carneiro de Paula Leite
Vice-Coordenador: Profª. Ana Lúcia Almeida Santana
E-mail do Colegiado do Curso: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Projeto pedagógico
registrado em:
Fim do conteúdo da página