Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Medicina Veterinária

Publicado: Sexta, 05 Dezembro 2008 03:36


Turno de Funcionamento: Integral

Tempo de Integralização:
Tempo Mínimo: 5 anos
Tempo Médio:6 anos
Tempo Máximo: 8 anos

Perfil do Egresso: O diploma de Médico Veterinário é um dos que concede a seus portadores maior grau de versatilidade de atuação profissional dentre as carreiras conhecidas. O Médico Veterinário formado pela UFRB deverá ser um profissional com formação generalista e reconhecida capacidade de raciocínio lógico, de observação, de interpretação e de análise de dados e informações. Deverá conhecer os aspectos essenciais da Medicina Veterinária, para identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.
No cenário da globalização, surge a perspectiva de relações comerciais em projeções mais amplas, a exemplo do Mercosul, do Mercado Comum Europeu e outros mercados emergentes. Inserido neste contexto, o Veterinário do CCAAB da UFRB estará envolvido em uma cadeia produtiva que ultrapassa as fronteiras locais e que exigirá constante aprendizado e atualização de conhecimento para manutenção da produção atual e garantia da qualidade requerida pelos importadores, sustentando o espaço do Brasil no agronegócio internacional nas diferentes linhas de fornecimento dos produtos de origem animal.
O Médico Veterinário egresso deverá ter consciência de seu papel como profissional de saúde e de Ciências Agrárias. Deve apresentar habilidades para desenvolver ações no âmbito de seus campos específicos de atuação em Saúde Animal e Clínica Veterinária; Saneamento e Medicina Veterinária Preventiva; Saúde Pública e Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal; Zootecnia, Produção e Reprodução Animal; Ecologia e Proteção ao Meio Ambiente.
Devido à necessidade de inserção do Médico Veterinário no contexto globalizado, o profissional egresso deverá ter consciência da necessidade do domínio de outros idiomas e das novas tecnologias de informação.
O profissional egresso da UFRB, segundo A Lei Nº 5.517, de 23 de outubro de 1968, poderá atuar nas seguintes áreas:
1. Clínica e cirurgia de animais em todas as suas modalidades;
2. Inspeção e fiscalização sob o ponto de vista higiênico, tecnológico e sanitário de produtos de origem animal;
3. Ensino, planejamento, direção, coordenação e execução técnica da inseminação artificial, biotecnologia e fisiopatologia da reprodução;
4. Estudo da aplicação de medidas de saúde pública, no tocante às zoonoses;
5. Exames zootécnicos, laboratoriais e pesquisas ligadas à biologia geral, Zoologia e Bromatologia;
6. Pesquisa, planejamento, direção técnica, fomento, orientação, execução e controle de quaisquer trabalhos relativos à produção animal;
7. Regência de cadeiras ou disciplinas Médico-Veterinárias, bem como direção das respectivas seções e laboratórios;
8. Direção técnica e sanitária dos estabelecimentos industriais, comerciais ou de finalidade recreativa, relacionados aos animais ou seus produtos e subprodutos.
9. Realizar perícias, elaborar e interpretar laudos técnicos em todos os campos de conhecimento da Medicina Veterinária;
10. Assessoria técnica aos diversos órgãos da administração pública federal (Ministério da Agricultura, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Ciência e Tecnologia, dentre outros), no país e no exterior, no que se referem os assuntos relativos à produção e à indústria animal.

Coordenação do Colegiado do Curso:
Prof. Roberto Robson Borges dos Santos
Vice-Coordenadora: Prof. Robson Bahia Cerqueira
E-mail do colegiado do Curso: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Projeto pedagógico

registrado em:
Fim do conteúdo da página