No dia 12 de maio de 2015 foi realizado o I Simpósio do Recôncavo da Bahia sobre Ecologia Comportamental de Mamíferos Silvestres. O evento foi organizado pelos docentes do CCAAB/UFRB Marcos Rossi Santos, biólogo (Coordenador), e Maria Vanderly da Silva, zootecnista (Colaboradora na coordenação), contanto com o apoio de diversos discentes.

O evento teve apoio do CCAAB, PROEXT, PROPAAE, ASCOM, Qualitas Ambiental e Conselho de Medicina Veterinária e Zootecnia (CMVZ) e de discentes.

A programação contou com as seguintes palestras: "Como a conservação animal ex-situ pode auxiliar na conservação in-situ", ministrada pelo Prof Dr. Luiz Pires, zootecnista, diretor do zoológico de Bauru; "A Mastozoologia no Estado da Bahia", ministrada pelo Prof Dr. Martín Alvarez, biólogo, Universidade Estadual Santa Cruz (UESC); "Estudos sobre mastozoologia na região do Recôncavo da Bahia", ministrada pelo Prof Dr. Téo Veiga de Oliveira, biólogo, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), e;  "Estudos Tricológico, métodos e aplicações", ministrada pelo Prof Dr. Emygdio L.A. Monteiro-Filho, biólogo, Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A Diretor do CCAAB, Prof. Elvis Lima Vieira, junto com a servidora Zuleide Silva de Carvalho (ASEPE/CCAAB), estiveram presentes para prestigiarem o evento. Foram realizadas cerca de 80 inscrições de estudantes da UFRB (cursos Biologia, Zootecnia e Veterinária), UEFS (curso Biologia) e UNIJORGE (curso Biologia). O evento, ainda arrecadou um total de 112 kg doações de alimentos, que foram doados para o Lar dos Idosos pela equipe organizadora do Simpósio, no dia 14 de maio de 2015.

"O objetivo principal do evento foi divulgar, de forma ampla e abrangente, a área de estudo dos mamíferos silvestres, ou mastozoologia, envolvendo estudantes de diferentes cursos e demonstrando as potencialidade de formação de profissionais nesta área, bem como a escassez de estudos que ainda ocorre na região do Recôncavo baiano. A participação de renomados professores que atuam nesta área, sejam eles biólogos, zootecnistas ou veterinários foi fundamental para alcançar este objetivo de apresentar esta área da ciência em toda sua abrangência e o conteúdo das palestras possibilitou aos estudantes a ampliar sua compreensão sobre os estudos com os mamíferos silvestres e as diversas áreas de atuação profissional que podem contribuir com as lacunas de conhecimentos que existem atualmente" (Prof. Marcos Rossi Santos, Coordenador do evento).

11251708 1647182562167838 2035997658 n

Fotos do evento: ASEPE/CCAAB e arquivo pessoal do Prof. Marcos Rossi Santos