II Oficina da Rede de Universidades do Projeto Mais Gestão

Data: De Segunda-feira 19 Outubro 2015 -  08:00
Até Sexta-feira 23 Outubro 2015 - 22:00
Local: Auditório da Biblioteca do Campus Cruz das Almas

A UFRB receberá os pesquisadores e representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para a II Oficina da Rede de Universidades, que dará continuidade ao delineamento metodológico do Programa Mais Gestão, de 19 a 23 de outubro, no auditório da Biblioteca do campus de Cruz das Almas.

A Rede de Universidades do Programa Mais Gestão, formada pela UFRB com mais 06 universidades (UFRGS, UFSM, UnB, UFRPE, UFV, USP) e o IFPA, financiada pelo MDA, tem o objetivo de desenvolver estudos, pesquisa e inovação na área de gestão das Organizações Econômicas da Agricultura Familiar (OEAF). Além disso, estimula o desenvolvimento de processos de monitoramento, avaliação, geração de informação e conhecimento que convirjam para o esforço comum no desenvolvimento de capacidades e o aperfeiçoamento das políticas públicas.

A professora Eliene Anjos, da coordenação da Rede de Universidades e docente da UFRB, esclarece que o Projeto Mais Gestão potencializa a tríade ensino, pesquisa e extensão. “Primeiro porque impulsionou as instituições de ensino a criar uma Rede de Universidades voltada para a gestão das cooperativas, feito inovador no campo acadêmico. Segundo porque fortalece as OEAF com a avaliação da política pública que está sendo desenvolvida pelo MDA com 448 cooperativas atendidas no Brasil. Terceiro porque está propiciando um processo de ensino integrador com o Programa Jovem Cooperativista”, enumera.

A respeito desse programa a professora Alessandra Bandeira, pesquisadora da Rede e docente da UFRB, reafirma a sua importância quando propicia bolsas para que 10 estudantes do curso Tecnológico Gestão de Cooperativas estagiem em associações e cooperativas da agricultura familiar visando contribuir com o aprimoramento da gestão dessas organizações. A Rede é formada por 49 pesquisadores das cinco regiões do país. Da UFRB fazem parte docentes dos cursos de Gestão de Cooperativa e Agroecologia, do CCAAB.