Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Comemoração ao Dia do Paleontólogo

O Dia do Paleontólogo no Brasil é um evento comemorativo em função da data de criação da Sociedade Brasileira de Paleontologia, que vem tomando espaço na  paleontologia nacional. Devido ao caráter regional deste evento, na Bahia, desde 2015, os paleontólogos fixados neste estado iniciaram a realização deste evento tentando estabelecê-lo como tradição, de forma que no dia 05/03/2016 o mesmo foi realizado na UFRB, em Cruz das Almas, organizado pelos integrantes do Laboratório de Paleontologia. Este evento teve caráter científico e objetivou reunir paleontólogos e estudantes do Estado da Bahia com intuito de integração e discussão acerca do andamento das pesquisas na área, a fim de estreitar os laços entre os pesquisadores. 
 
O evento contou com a presença de cerca de 60 participantes, incluindo alunos e professores da UFRB, UESB - Campus Jequié, UEFS, UFBA e UFBA - Campus Anísio Teixeira. 
Dentre a programação, o evento contou com uma palestra de abertura intitulada "Trazendo um fóssil de volta à vida", ministrada pelo Prof. Dr. Téo Veiga de Oliveira (UEFS), seguida de uma mesa redonda "O Paleontólogo iniciante no Estado da Bahia: desafios e perspectivas", composta por estudantes de graduação e mestrado da área de Paleontologia, Mariane Rosa Thomaz da Silva (UFRB), Letícia Francielle Moreira Pales (UFRB), Samara de Almeida da Silva (UFRB), Juliana de Almeida da Silva (UESB), Rafaela Santos Chaves (UFBA).
 
Foram ministrados os seguintes Minicursos 
1)    Confecção de réplicas de material fóssil, pelo Prof. Téo Veiga de Oliveira (UEFS); 
2)    Recursos didáticos em Paleontologia, pela Profª Simone Moraes e Rafaela Santos Chaves (UFBA); 
3)    Sem contexto eu nada seria. Contos de uma megafauna extinta, pelo Prof. Alex Hubbe (UFBA); 
4)    Paleoecologia: conceitos básicos e técnicas, pelo Prof Mário Dantas (UFBA).
 
 
Fotos do Evento (Carolina Saldanha Scherer)
registrado em:
Fim do conteúdo da página