CCAAB realiza a acolhida aos calouros (Reencôncavo 2018.1)

O Reencôncavo 2018.1 aconteceu na última quarta-feira (09/05), nos períodos da manhã, tarde e noite com a presença da Direção do CCAAB; PROGRAD; Comissão Própria de Avaliação - CPA; Coordenadores dos cursos de graduação e membros dos grupos estudantis (PET Agronomia, PET Conexões de Saberes Socioambientais, PET Mata Atlântica, Empresa Cultivar Jr. e Diretórios Acadêmicos).

Aproximadamente 180 novos estudantes, dos cursos de Agronomia, Agroecologia, Gestão de Cooperativas, Licenciatura em Biologia e Medicina Veterinária, participaram do Reencôncavo do CCAAB. Os estudantes que estiveram no evento, realizado no Anfiteatro da Biblioteca, conheceram um pouco mais sobre o universo acadêmico e os cursos nos quais estão matriculados, além das diversas oportunidades oferecidas pela instituição.

As atividades organizadas promoveram a interação entre os discentes, além de colocá-los em contato com apresentações culturais. O Coral sem Fronteiras e o Grupo Integração Musical (Gimu) se apresentaram aos novos estudantes para recepcioná-los bem como para divulgar as ações Pré-Festival das Culturas da Unilab. A participação dos grupos musicais foi possível através da articulação entre a Coordenadoria de Cultura e Universidade da PROEXT/UFRB, professora Sarah Carneiro, e o coordenador do Festival das Culturas, Reinaldo Aguiar. No início da noite, a abertura oficial do Reencôncavo aconteceu com a apresentação do Coral da UFRB.  Atualmente o Coral é formado por servidores docentes e técnicos, alunos e membros da comunidade externa.

O ingresso ao ensino superior apresenta-se como um dos momentos mais marcantes na vida do indivíduo. É o início de uma fase cujos desafios acadêmicos resultam em uma mistura de sentimentos – alegria, ansiedade, euforia, curiosidade. O calouro do curso de Medicina Veterinária, Kauan Santos, aprovou o trabalho de inclusão. “A Universidade foi a melhor coisa que me aconteceu e eu estava muito ansioso por este momento”. Maely Almeida ingressou no curso de Agronomia e pretende aproveitar as oportunidades que a Universidade oferece. “Espero que a Universidade me prepare para ser uma boa profissional e que eu também possa correr atrás para isso”. O professor Jesus Manuel, tutor do PET Conexões de Saberes Socioambientais, destacou a importância do evento e deixou uma mensagem de motivação aos calouros: “esta é uma casa de responsabilidade e muito trabalho. É como ganhar a medalha de ouro, não se ganha sem esforços”.

Texto: Gestora do Núcleo de Gestão das Atividades de Extensão Profª Gabriela Lucia Pinheiro

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=TWjO3Z47dfE

Fotos: PET Mata Atlântica e Gabriela Lucia Pinheiro