V Workshop de Botânica da UFRB

WhatsApp Image 2023 04 11 at 08.20.24 1kisspng solar calendar symbol computer icons encapsulated calendar icon 5ac41db8b0bae7.2492870115228021047239 1 17/04 a 19/04

Inscrições: sistemas.ufrb.edu.br/sigaa

Esta será a quinta edição deste evento já consolidado na instituição e que envolve conhecimentos teóricos e práticos de várias vertentes da Botânica. O Workshop de Botânica da UFRB integra estudantes de diferentes cursos de graduação (Agronomia, Biologia, Engenharia Florestal e Zootecnia) que estão cursando disciplinas de Botânica ou que desenvolvem estágios na área e visa oportunizar aos alunos a vivência de uma exposição, desde a preparação e montagem dos stands até a interação com o público, bem como desenvolver novas habilidades e conhecimento, participando de oficinas e palestras. Os alunos serão incentivados à expor os temas envolvendo plantas, selecionados pelos professores das disciplinas, relacionados aos respectivos cursos. A exposição lúdica dos temas e plantas, traz a biodiversidade para o acesso e participação da comunidade e ilustra positivamente a ciência Botânica em suas diferentes vertentes. Nesta edição, o evento também terá programação em homenagem ao dia da Botânica (17 de abril) com palestras, oficinas e visita guiada de escolas da comunidade à coleção científica do HURB. O evento terá grande visibilidade local e nacional, através da divulgação pelas redes sociais do Herbário HURB.

Programação:

17/04/2023
Manhã:

08 às 9:45h - Entrega do Material e inscrição nas oficinas (Auditório da Biblioteca)
10 às 11:30h - Palestra de abertura (Auditório da Biblioteca) Caatinga: conhecer e conservar (Prof. Dr. Aurélio José Antunes de Carvalho - IFBA)
Tarde:

14 às 17h - Oficina 1: Secagem de plantas para construção de quadros (Lab. Taxonomia Vegetal, Prof. Lidyanne Aona, Pedro Dias, Abinailda Souza e Beatriz Silva/UFRB)18/04/2023
Manhã: 08 às 11h -  Oficina 2: Ilustração Botânica (LAB C3 ou C4, Prof. Márcio Lacerda/UFRB)
Tarde: 14 às 18h - Exposição nos stands (Em frente ao Pav. II)19/04/2023
Manhã: 08 às 11h - Oficina 3: Banco de germoplasma: Visita guiada ao BAG Bromélias (EMBRAPA - Prof. Everton Hilo de Souza/UFRB)
Manhã: 08 às 11:30h e Tarde: 13:30 às 17h - Herbário HURB de portas abertas – visitas guiadas de escolas da comunidade (Equipe do Herbário HURB)