Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Engenharia Sanitária e Ambiental

Publicado: Terça, 27 Fevereiro 2007 05:27

O curso de Engenharia Sanitária e Ambiental do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia foi implantado no segundo semestre de 2006 oferecendo 40 vagas. O quadro curricular proposto, em anexo, originou-se do mesmo curso oferecido pela UFBA e deverá ser adequado pelas diretrizes curriculares do MEC. O curso terá uma duração média de 5 anos e tem como objetivo formar profissionais aptos à prevenção, controle e avaliação dos impactos das atividades humanas sobre o meio ambiente, visando o desenvolvimento sustentável.
O Engenheiro Sanitarista e Ambiental - profissão regulamentada pela Resolução 447/2000 do Conselho Federal de Engenharia - poderá atuar nas fases de planejamento, execução e operação de obras e equipamentos de controle da poluição do ar e solo e águas naturais, tratamento e distribuição de água de abastecimento, planejamento de drenagem e controle de erosão, além de disposição final correta de lixo urbano e industrial.
O profissional da área trabalha com o projeto, a construção, ampliação e manutenção dos sistemas de água e esgoto. Ele administra e gerencia as estações de tratamento, verificando qualidade da água, coleta de lixo, condições do esgoto. Avalia também os impactos que grandes obras terão sobre os mananciais.
A profissão é regulamentada pela lei 5.194, de 24 de dezembro de 1966 e a entidade representativa da classe é o CREA – Conselho Regional de Arquitetura, Engenharia e Agronomia. O mercado de trabalho apresenta oportunidades em empresas privadas e no serviço público.
registrado em:
Fim do conteúdo da página