Proposta de Unidade de Conservação da Serra da Jiboia

Publicado: Terça, 08 Março 2016 11:38

O Diretor do CCAAB, Prof. Elvis Lima Vieira, participou no dia 08/03/2016 de uma reunião com a Reitoria da UFRB sobre a "Proposta de Unidade de Conservação da Serra da Jiboia", com a participação do Magnífico Reitor da UFRB, Prof. Sílvio Luis de Oliveira Soglia e dos Professores Marcos Gonçalves Lhano e Carolina Saldanha Scherer, Lilite Cintra (Gambá) e Renato Cunha (Gambá).

IMG 20160308 103229655

"A proposta em questão é resultado do projeto “Unidade de Conservação da Serra da Jiboia: Uma estratégia para conservação no extremo norte do Corredor Central da Mata Atlântica”, financiado pelo Tropical Forest Conservation Act (TFCA) através do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), simplificadamente chamado de Projeto Serra da Jiboia (PSJ). Teve como objetivo principal fazer estudos para a elaboração desta proposta de UC que proteja a área de remanescente florestal, no Recônca vo Sul Baiano, chamada de Serra da Jiboia. Foi aprovado no Edital Acordo TFCA – Chamada 04/2012 e a sua execução ficou a cargo do Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá), em par ceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia apresenta-se nesta proposta como instituição parceira da entidade proponente Grupo Ambientalista da Bahia – Gambá. O instrumento que rege essa parceria é o Convênio de Cooperação Técnica, Processo nº 23007.002417/2010-22 firmado entre as partes. E a efetivação de estudantes como estagiários celebrada pelo Convênio de Estágio Processo nº 23007.002415/2010-33." (Texto retirado do documento: Proposta de Unidade de Conservação da Serra da Jiboia / organizadores: Gambá - Isabelle Aparecida Dellela Blengini – Bióloga, Coordenação do Projeto Serra da Jiboia; Maria Alice Martins de Ulhôa Cintra (Lilite), Psicóloga, Conselho Diretor; Renato Pêgas Paes da Cunha – Engenheiro, Coordenação Executiva; UFRB - Alessandra Nasser Caiafa – Professora, Coordenação do Projeto Serra da Jiboia - Salvador, BA - Gambá, 2015. 230 p.).

A equipe da UFRB participante do Projeto Serra da Jibóia é composta pelos Professores Alessandra Nasser Caiafa, Thomas Vincent Gloaguen, Oldair Vinhas Costa, Elinsmar Vitória Adorno (in memoriam), Sérgio Schwarz da Rocha, Everton Luís Poelking, Guilherme de Oliveira, Marcos Gonçalves Lhano, Carolina Saldanha Scherer e por estagiários.

Proposta de Unidade de Conservação da Serra da Jiboia / organizadores Isabelle Aparecida Dellela Blengini ... [et al.]. – Salvador, BA - Gambá, 2015. 230 p.

Imagem1