3º Dia de Campo da Fazenda Experimental do CCAAB

Publicado: Quarta, 14 Junho 2017 09:09

O Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB/UFRB), por meio da Fazenda Experimental promoveu no dia 07 de Junho de 2017 o 3º Dia de Campo da Fazenda Experimental do CCAAB, com o tema “Tecnologias para Produção de Silagem”O evento aconteceu no Campo de Experimentação Vegetal do CCAAB/UFRB.

Participaram do evento, aproximadamente, 350 pessoas entre produtores, profissionais técnicos, pesquisadores e estudantes. O evento permitiu estabelecer a comunicação entre a universidade e a comunidade, promovendo o CCAAB no cumprimento do tripé ensino, pesquisa e extensão, através de trocas de experiências e conhecimentos sobre tecnologias alternativas consolidadas na UFRB para o estabelecimento de sistema de produção de silagem de milho e sorgo.

“O tema escolhido garantiu o sucesso do evento, pois na atual situação da atividade agropecuária baiana, onde mais de 200 municípios passam por situação grave de seca, a produção de alimento alternativo para os rebanhos torna-se estratégia fundamental para pequenos e médios criadores garantirem rentabilidade nessa atividade”, ressaltou Erivaldo de Jesus da Silva, Coordenador do evento.

O evento contou com o apoio das empresas: Heringer Fertilizantes, Rural Produtos Agropecuários; Ihara; Matsuda; Módulo Rural; PlastSag; Agrorecôncavo e Bahia Atacado; e também da Superintendência de Educação À Distância (SEAD) e da Pro - Reitoria de Políticas Afirmativa e Estudantil (PROPAE). Teve ainda o apoio dos Grupos de pesquisa do CCAAB Gpesoa e Silageiros(UFRB-UFBA) na organização do espaço e monitoria das estações.

As palestras ocorreram em modelo de estações nas seguintes áreas:

Sistema de Preparo de Solo e Implantação da lavoura – semeaduraministrada pelo Prof. Dr. Marcos Roberto da Silva (CCAAB/UFRB) e Técnico Agropecuário Wagner Meneses (Empresa Rural Prod. Agropecuários)

Seleção de cultivares para silagem adaptados a região e Proteção da lavoura, ministrada pelos Engenheiros Agrônomos Eldes Reinan Mendes de Oliveira (Empresa Rural Prod. Agropecuários) e Natalício Brandão (Empresa Ihara)

Fertilizantes de base e de cobertura, ministrado pela Eng. Agrônoma Julianne Gouveia (Empresa Heringer Fertilizates)

Aspectos importantes na produção de Silagem, ministrada pelo professor Dr. Ossival Lolato Ribeiro (UFRB/CCAAB) e pelo Zootecnista Dr. Vinícius Lopes da Silva (Empresa Matsuda)

Faça seu silo em casa - Prensa ensiladora de silagem, ministrada pelo Eng. Agr. Marcelo Rodrigues Leão (Empresa Módulo Rural/Laboremmus)

Ao final dos trabalhos, o público presente e os palestrantes mostraram-se satisfeitos com o evento e cobraram da equipe organizadora a realização do 4º Dia de Campo.

Proporcionar a qualificação de discentes do CCAAB e promover o desenvolvimento e a difusão de técnicas e tecnologias aplicadas aos sistemas agropecuários, agroecológico e agroflorestal de interesse regional através de eventos como este é um dos objetivos do Projeto “UDPA”da Fazenda Experimental com apoio da FAPEX. Assim, além do “Dia de Campo”, o “Café da Manhã do campo”, cujo objetivo é a capacitação de servidores e terceirizados da fazenda, os “Ciclos de Cursos de Capacitação” em parceria com o SENAR, tem por finalidade o treinamento do publico estudantil em temas relacionados aos cursos do CCAAB, informou o Coordenador do evento.

Fonte texto e imagens: Erivaldo de Jesus da Silva e SEAD (Superintendência de Educação Aberta e a Distância)