Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Estudantes do curso de graduação em Agronomia da UFOB participam do curso de Práticas Laboratoriais em Nutrição Mineral de Plantas na UFRB

Publicado: Terça, 03 Outubro 2017 10:17

O Grupo de Pesquisa "Manejo de Nutrientes no Solo em Plantas Cultivadas”- GPMNSPC, sente-se honrado por ter oferecido o curso de Práticas Laboratoriais em Nutrição Mineral de Plantas para alunos da UFRB e alunos do sexto semestre do curso de Agronomia da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB. No período de 25 a 30 de setembro, docentes e discentes da UFOB visitaram setores de nossa Instituição, da Embrapa e Empresas Agrícolas da região do Recôncavo, condição esta que favoreceu o agendamento e a realização deste evento. Desta forma, queremos registrar o significativo apoio da administração do CCAAB, da coordenação da Fazenda Experimental e do destacado empenho dos alunos da graduação e pós-graduação deste Grupo de Pesquisa para que este evento fosse realizado com sucesso.

Este curso teve uma programação de 20 horas, distribuídas em aulas:1) teórica, com discussão sobre os fundamentos atualizados da nutrição de plantas;  2) em laboratório, com total interação dos alunos no manuseio de materiais e equipamentos para obtenção de extratos e determinação de elementos químicos em amostra vegetal; 3) em casa-de-vegetação com instalação de experimentos em nutrição de plantas e análises de pesquisas em andamento com ênfase em diferentes metodologias; 4) em campo, onde os  alunos tiveram a oportunidade de conhecer e discutir sobre o manejo e criação de minhocas e produção de húmus, como também, áreas com plantios de leguminosas forrageiras, de milho e sorgo mecanizados. Nesta estação, foi fundamental a participação do colega Erivaldo da Silva, que brilhantemente expôs os trabalhos que a equipe da Fazenda desenvolve na área de cultivo.

A coordenação do Grupo de Pesquisa considerou muito positiva a realização deste curso principalmente pela integração entre docentes e discentes da UFRB e da UFOB, e pela efetiva participação de discentes de Agronomia como Instrutores nas atividades práticas desenvolvidas. Um especial agradecimento a professora Ana Elizabete Lopez coordenadora do curso de Agronomia da UFOB e aos professores Luiz Francisco Souza Filho e Cícero Barboza por estimular atividades dessa natureza.

Esperamos continuar com este espírito cooperativo em benefício das Ciências Agrárias.

Texto: Coordenação do Grupo de Pesquisa Manejo de Nutrientes no Solo em Plantas Cultivadas - GPMNSPC, Prof. Anacleto Ranulfo dos Santos

 

Imagens do evento (Fonte: Prof. Anacleto Ranulfo dos Santos)

registrado em:
Fim do conteúdo da página