Reencôncavo 2017.2

Publicado: Quinta, 30 Novembro 2017 08:52

No dia 26 de outubro de 2017, o Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia realizou o Reencôncavo 2017.2. O evento recepcionou aproximadamente 170 novos estudantes dos cursos de Agronomia, Bacharelado em Biologia, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal, Licenciatura em Biologia, Medicina Veterinária e Zootecnia.

Estiveram presentes no evento o Diretor e o Vice-diretor do CCAAB, a equipe doNUEIAC/PROGRAD e do NUGTEAC/CCAAB, além de grupos estudantis como PET Agronomia, PET Mata Atlântica: Conservação e Desenvolvimento, PET Conexões e Saberes Socioambientais, Agrovida e Cultivar Júnior.

A recepção consistiu em dar boas-vindas aos ingressantes dos cursos do CCAAB e apresentar a universidade e os grupos estudantis que atuam diretamente aos estudantes durante todo o percurso acadêmico.

Como atividade integrante ao evento, aconteceu a aula magna "Universidade Pública: Autonomia e desafios contemporâneos", proferida pelo reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), professor e filósofo João Carlos Salles,

Antes da aula magna, a história da UFRB foi resgatada pelo professor Joelito Rezende. Durante o evento outras duas palestras foram proferidas. A primeira foi ministrada pelo professor Jesus Manuel Delgado Mendez intitulada “A arte de realizar sonhos”.  A outra palestra foi proferida pelos representantes do NUEIAC/PROGRAD, Alessandra Queiróz de Almeida e Charlesson dos Santos Ribeiro Lopes, que abordaram questões sobre a vivência no ambiente universitário. Os coordenadores de cursos também se reuniram com os calouros para transmitir informações importantes, como apresentar a grade curricular do curso e desejar boas-vindas à UFRB.

Nesta edição houve apresentação do grupo de estudantes do CECULT/UFRB, orientado pela professora Carol Diniz. A apresentação artística pautou questões alusivas aos descuidados da humanidade com a natureza.

(Fonte texto e imagens: Profa. Gabriela Lúcia Pinheiro - Gestora do Núcleo de Atividades de Extensão do CCAAB/UFRB)