Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Fazenda Experimental do CCAAB recebe estagiários do IFBaiano - Senhor do Bonfim

Publicado: Segunda, 29 Janeiro 2018 17:01

No período de 03 a 30 de janeiro de 2018 a Fazenda Experimental do CCAAB/UFRB recebe estudantes do curso Técnico Agrícola, com habilitação em Agropecuária, do IFBaiano, Campus de Senhor do Bonfim, para desenvolvimento de estágio na modalidade obrigatória, com carga horária de 160h.

O grupo é composto por 12 discentes e estão sob orientação dos docentes do IFBaiano, Pedro Queiroz Junior, Américo Fáscio Lopes Filho, Karina Viana dos Santos, José Marcone dos Reis Silva, Florisvaldo Mesquita dos Santos e Izabela Loreno Azevedo.

A supervisão do estágio é realizada pelos servidores da Fazenda Experimental, Luiz Antonio Conceição de Carvalho (Assistente em Administração - Eng. Agrônomo), Luiz Edmundo Cincurá de Andrade Sobrinho (Técnico em Agropecuário - Eng. Agrônomo), com apoio dos técnicos Pedro dos Santos Nascimento (Auxiliar de Pesquisa em Agropecuária), Luciana dos Reis Cardoso Passos (Técnico em Agropecuária), Emmanuel Emydio Gomes Pinheiro (Técnico em Agropecuária - Médico Veterinário) e Rogério Fernando de Jesus (Médico Veterinário).

Entre as atividades desenvolvidas nos setores de Produção e Experimentação Vegetal e Animal, estão: práticas agrícolas - manejo do feijoeiro, do bananal e de olerícolas; noções sobre culturas anuais e adubação verde, produção de mudas, adubação orgânica e com fertilizantes convencionais, multiplicação vegetativa, práticas de produção de composto orgânico e húmus de minhoca, importância econômica das formigas cortadeiras e seu manejo, controle alternativo de pragas e doenças, manejo e conservação de solo; e práticas zootécnicas - casqueamento, formulação e fornecimento de ração, contenção de animais, manejo sanitário de instalação, administração de medicamentos, vacinação e vermifugação, noções sobre verminoses, práticas de ordenha, práticas de apicultura, acompanhamento do manejo de caprinos, ovinos, bovinos de corte e leite, leporídeos e equídeos, estimativa de idade pela dentição, descorna, pastejo rotacionado, marcação de animais para controle zootécnico, controle de ectoparasitos e cuidados com recém-nascidos.

Além dessas atividades, os discentes tiveram noções básicas de Mecanização Agrícola com o Eng. Agr. Erivaldo de Jesus da Silva (Fazenda Experimental do CCAAB/UFRB) e manutenção de tratores com operador de máquinas agrícolas Deny Andrade; curso básico, de 8 horas, sobre Instrumentação Topográfica com o docente Danívio Batista Carvalho de Vasconcelos (CETEC/UFRB); Noções de Irrigação e cultivo hidropônico nas estufas do Núcleo de Engenharia Agrícola de Água e Solo – NEAS/UFRB, com Pós Graduandos do PPGEA; Práticas no Laboratório de Microbiologia e Fitopatologia Agrícola com a técnica de Laboratório Zozilene Nascimento Santos Teles e finalizaram com uma aula do professor Luciano da Silva Souza (CCAAB/UFRB) sobre formação do solo e estudo de perfil.

As atividades foram complementadas com visita a EMBRAPA Mandioca e Fruticultura para uma aula no campo sobre mandiocultura, ministrada pelo Eng. Agr. Osvaldo da Paz, na oportunidade que conheceram um banco de germoplasma da mandioca e o projeto “Rede de multiplicação e transferência de materiais propagativos de mandioca com qualidade genética e fitossanitária - Reniva” e, ainda, visitaram uma beneficiadora modelo da mandioca do agricultor familiar, Sr. José Carlos, no Cadete, zona rural de Cruz das Almas.

Os discentes têm demonstrado muito interesse e informaram que o estágio tem significativa complementação para o currículo acadêmico, bem como, muitos deles, manifestaram o desejo de cursar uma graduação na UFRB, especialmente no Centro de Ciências Agrárias e Biológicas – CCAAB.

Fonte texto: Erivaldo de Jesus da Silva (Eng. Agrônomo da Fazenda Experimental do CCAAB/UFRB)

 

Fonte imagens: Fazenda Experimental do CCAAB/UFRB

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página