Publicado: Segunda, 16 Dezembro 2019 08:48

O Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da UFRB informa qeu nos dias 04 e 05 de Dezembro de 2019 foi realizado o evento III Mãos ao Solo: cinema, exposição fotográfica e oficinas comemorativas ao dia mundial do solo.

O evento faz parte do Programa Solo na Escola, coordenado pela docente Euzelina Inácio. O objetivo no evento foi utilizar a expressão artística, como ferramenta de sensibilização e consequente transformação de atitudes da sociedade em relação ao uso do solo.

Durante o evento ocorreu a exibição do documentário Sob a Pata do Boi - produzido pela ONG IMAZON - que discute a relação entre a produção pecuária e o desmatamento da Amazônia. Seguido da exibição, foi realizado um debate com a platéia, composta por estudantes de graduação dos cursos de Tecnologia em Agroecologia, Engenharia Florestal, Zootecnia e Agronomia.

As estudantes Aila Santos e Geisa da Costa, recitaram um poema autoral em comemoração ao dia mundial do solo, com o título: O mundo aos pés. Através da exposição fotográfica Um olhar sobre o solo, os discentes apresentaram o recurso natural solo, através do seu olhar fotográfico. O Prof. Luciano Souza ministrou a palestra: Pare a erosão do solo, salve o nosso futuro, onde, discutiu o panorama da erosão do solo no Brasil e no estado da Bahia, bem como possíveis soluções.

Ainda, foram realizadas oficinas de pintura com tinta de solo com alunos de graduação da UFRB. Os alunos do 6 ano do ensino fundamental da Escola Nova Opção estiveram presentes, participando do plantio de árvores, da oficinas de modelagem com argila, ministrada pela Professora Ana Paula Peixoto e de pintura com tintas de solo. Solo, alma e sociedade: esse foi o tripé que norteou as ações do Programa Solo na Escola – UFRB em celebração ao Dia Mundial do Solo.

Texto e imagens: Euzelina dos Santos Borges Inácio (CCAAB/UFRB)