CCAAB manifesta profundo pesar pelo falecimento do Professor Emérito Joelito de Oliveira Rezende

Publicado: Quarta, 16 Fevereiro 2022 23:15

O Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da UFRB manifesta profundo pesar pelo falecimento do Professor Emérito Joelitjoelito 1o de Oliveira Rezende.

O Professor Joelito era Graduado em Agronomia (1968) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Mestre (1974) e Doutor (1979) em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da Universidade de São Paulo (USP-ESALQ); pesquisador do Instituto de Pesquisa e Experimentação Agropecuárias do Leste (IPEAL), depois Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (1969-1974); professor da Escola de Agronomia da UFBA (1975-1976; 1978-2005) e do Instituto de Agronomia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) (1976-1977); foi coordenador do mestrado em ciências agrárias da UFBA (1982-1984; 1990-1992); atuou como diretor da Escola de Agronomia da UFBA (1992-1996); professor Titular do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), dede julho de 2005, quando a Escola de Agronomia da UFBA passou a integrar esta Universidade; foi professor titular do Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas (CCAAB) da UFRB, desde 2005; aposentou em 2013 e recebeu o título de professor emérito da UFRB em 2014.

Mensagem do Professor Elvis Lima Vieira (Diretor do CCAAB)

Professor Joelito, nosso Mestre, em seus anos de trabalho, dedicação e amor ao "Sacerdócio do Magistério" como ele sempre falava, foi e sempre será um referencial para os educadores universitários.

Nosso Mestre teve brilhante atuação no ensino, pesquisa, extensão, gestão e na escrita (textos acadêmicos e científicos, poemas, histórias...). Entretanto, é unânime que no magistério (graduação e pós- graduação) o Mestre foi exemplar, colocando o amor e a paixão acima de tudo em suas aulas espetaculares, repletas de conhecimentos de alta qualidade.

A UFBA e a UFRB perdem  um dos seus maiores defensores em todos os sentidos. Os colegas docentes, técnicos - administrativos, terceirizados e ex - alunos, perdem um referencial, um amigo - um  Mestre. Devemos agradece a Deus a oportunidade que tivemos em conviver e aprender com este ser humano especial. Que Deus nos conforte neste momento de grande perda e tristeza.

Ao registrarmos nossas condolências, manifestamos nosso apoio e solidariedade aos amigos e familiares.