Publicado: Sexta, 07 Agosto 2009 06:55

Período: 08 a 11 de setembro de 2009
Local: Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas/UFRB Cruz das Almas-BA

{tab=Introdução}
Em 2007, ocorreu o Seminário Interno de Iniciação Científica da UFRB, realizado com o objetivo de estimular e divulgar as atividades de pesquisa desenvolvidas nos seus Centros, envolvendo a participação de docentes e discentes, engajados com a pesquisa por meio da Iniciação Científica. A partir deste ano, a UFRB contemplou os participantes deste programa com bolsas de Iniciação Científica, tanto para os alunos de graduação em nível de ensino superior, como para alunos de ensino médio (bolsas Iniciação Científica Jr.).

Seguindo os mesmos objetivos anteriores e a sugestão do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Administração Central da UFRB, através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, realizará os Seminários Internos de Iniciação Científica. Nesse Seminário, serão apresentados os projetos e trabalhos de Iniciação Científica desenvolvidos por alunos PIBIC CNPq/FAPESB e PIBIC-JR do Programa PIBIC-UFRB (Edital 2007-2008), sob orientação de docentes do Campus de Cruz das Almas.

Os Seminários Internos de Iniciação Cientifica são também uma preparação para a realização do Seminário Estudantil de Iniciação Cientifica, que congrega coletivamente toda a Universidade num único evento com os mesmos propósitos fundamentais dos eventos internos.
{tab=Objetivos}
Nesse IV Seminário, serão apresentados dos projetos e trabalhos de Iniciação Científica desenvolvidos por alunos PIBIC CNPq/FAPESB (Edital 2008-2009), sob orientação de docentes do CCAAB, Campus de Cruz das Almas.

O Programa de Iniciação Científica visa despertar a ciência nos alunos de graduação e de ensino médio, ciência esta em todos os seus âmbitos, ou seja, aprendizado de técnicas e métodos, desenvolvimento do pensar e criar técnico-científico.
{tab=Público-Alvo}
O IV Seminário Interno de Iniciação Científica do CCAAB é uma atividade especialmente dirigidas à formação e acolhimento da comunidade discente. Espera-se, no entanto, que toda comunidade acadêmica do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas beneficie-se com as apresentações dos trabalhos desenvolvidos pelos discentes.

Assim, espera-se a participação de discentes, docentes e servidores técnicos administrativos.
Nesse evento, deverão participar alunos de graduação bolsistas PIBIC CNPq/FAPESB do Programa PIBIC-UFRB.
{tab=Orientações}
A inscrição será realizada exclusivamente através da página destinada ao IV Seminário Interno de Iniciação Científica do CCAAB (http://www.ufrb.edu.br/ccaab/index.php/iv-seminario-interno-de-iniciacao-cientifica) enviando o resumo do trabalho em formato “doc”. O prazo para envio dos resumos será de 17/08 a 24/08 de 2009. Ao fim deste período, em um prazo de 4 dias, até 28 de setembro, os resumos que necessitarem de correções e/ou adequações serão devolvidos aos inscritos pela Coordenação do IV Seminário Interno de Iniciação Científica do CCAAB. Após a devida revisão pelo inscrito, o resumo deverá ser reenviado à Coordenação até o dia 01 de setembro de 2009.

Não serão considerados resumos enviados após esta data. A Comissão Organizadora comunicará via email sobre sua aprovação.

O resumo deve corresponder ao trabalho efetivamente realizado, não sendo apenas projeções sobre futuras atividades, ressaltando os resultados alcançados. O texto deve contemplar: Título, objetivo, justificativa, metodologia, resultados e conclusão.

Antes do envio do resumo, o mesmo deverá passar pela revisão do orientador.  Os trabalhos enviados para apresentação no IV Seminário Interno de Iniciação Científica do CCAAB deverão ser apresentados na forma oral, conforme instruções abaixo.

Todos os alunos bolsistas PIBIC deverão se inscrever, sendo permitido um único resumo por bolsista.

APRESENTAÇÃO ORAL: As apresentações devem ser compatíveis com o PowerPoint ® (Microsoft). Cada apresentação deve conter título do trabalho, nome do autor e co-autores e respectivas instituições, localidade, introdução, objetivos, material e métodos, resultados e conclusões e, quando for o caso, a(s) fonte(s) de financiamento do trabalho. A apresentação poderá conter gráficos, desenhos e ilustrações. A apresentação não deve ultrapassar 10 minutos. Após cada apresentação haverá 5 minutos para que os ouvintes proponham perguntas.
{tab=Envio de Resumos}
Envio de Resumos encerrado!
{tab=Programação}
Programação IV Seminário Interno de Iniciação Científica