EXTENSÃO

Projeto de extensão da UFRB ‘Educa Rap’ comemora três anos fortalecendo a cultura

Publicado: Quarta, 16 Novembro 2022 11:05

educarap 3O projeto de extensão Educa Rap da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), completou três anos de existência, com ações no âmbito da cultura, educação e comunicação.

Criado no dia 31 de outubro de 2019, o projeto Educa Rap surgiu com o intuito de fomentar a cultura Hip-Hop no ambiente universitário e fortalecer a cena cultural existente na cidade de Cruz das Almas e no Território do Recôncavo, através da promoção de eventos culturais, oficinas pedagógicas e ações sociais.

O Educa Rap é coordenado pelo estudante de pós-graduação em Ciências Agrárias, rapper e comunicador ErriVance. O projeto tem como principal característica o protagonismo dos estudantes da UFRB em sua organização, além de professores e membros da comunidade externa.

Atualmente, a principal ação do projeto tem sido a produção e realização do programa “Rap é o Som'', apresentado pelos estudantes que compõem a equipe do projeto na Rádio Comunitária Santa Cruz FM 87,9. O programa vai ao ar aos sábados das 19 às 21 horas, transmitido através do aplicativo Santa Cruz Play e através do canal da emissora no YouTube. Recentemente, o programa atingiu a marca de cem edições, se tornando um programa de destaque na Rádio Cruzalmense.

Dentre as ações desenvolvidas através do Educa Rap, destaca-se no ano de 2022, a criação do “Rap é o Som PodCast”, um podcast de hip-hop com tradução em Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS). Essa iniciativa teve como objetivo realizar cinco (05) entrevistas com artistas independentes do Interior da Bahia, sendo eles negros(as) e LGBTQIAP+,no canal do EducaRapTV. Essa iniciativa foi financiada pela Lei Aldir Blanc.

educarap 3 r

Em 19 de junho de 2021 o Projeto Educa Rap vai ao ar na televisão pela primeira vez: convidados através do Projeto Univerciência, em parceria com a emissora de TV da Bahia a TVE para realizar a produção de uma matéria, que foi exibida em televisão aberta com alcance para todo o nordeste.

Já no segundo semestre do ano de 2021, em celebração aos dois anos do Projeto, o Educa Rap realizou um painel de graffiti em homenagem aos Educadores Brasileiros, na Biblioteca Central da UFRB, localizada em Cruz das Almas, além de promover uma oficina de graffiti na comunidade quilombola Vila Guaxinim, com jovens e crianças.

No período da pandemia da Covid-19 as atividades presenciais foram suspensas e o projeto lançou através do audiovisual, dois videoclipes musicais: Máquina de Fazer Democracia ( Homenagem ao Educador Baiano Anísio Teixeira ) e Fica em Casa ( música de incentivo a prevenção dos cuidados relacionados a covid-19).

Além das iniciativas envolvendo a comunicação, o Educa Rap é o responsável por promover a Batalha da Escola, a primeira batalha de rima temática do Território do Recôncavo, que realizou seis edições. Este evento acontece na área externa da Biblioteca Central da UFRB, no início dos semestres letivos e tem como objetivo promover o encontro de MC's/rappers de diversas cidades do Recôncavo, os elementos do hip-hop como o MC, Break Dance e DJ e o fortalecer a cultura literária através das intervenções com poesia.

Tais atividades desenvolvidas durante os três anos do projeto, citadas acima, têm sido transformadas em resumos e relatos de experiência através dos membros do projeto para ser apresentadas em eventos acadêmicos de caráter científico como a Reconcitec e o Fórum de Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo, eventos promovidos pela UFRB, desde o surgimento do projeto Educa Rap, fortalecendo o elo da extensão com a pesquisa e o ensino.

Integram a equipe do projeto:

Paulo Gabriel Soledad Nacif - professor da UFRB;

Marcelo Araújo - professor da UFRB;

Maria Aline Rodrigues - membro da comunidade externa;

Tiago Ricarte - membro da comunidade externa;

Ana Carolina N. Oliveira - estudante de Medicina Veterinária (CCAAB);

Augusto Sérgio - estudante de Bacharelado em  Ciências Ambientais (CCAAB);

Anderson de Souza - estudante de Bacharelado em Ciências Ambientais (CCAAB);

Rebeca Mota - estudante de Jornalismo (CAHL)

Rebeca Falcão- estudante de Jornalismo (CAHL)

Jheffeson Conceição Santos - estudante de Gestão de Cooperativas (CCAAB)

Acompanhe as atividades do Projeto Educa Rap nas mídias digitais:

YouTube - https://www.youtube.com/c/EducaRapTV

Instagram - https://www.instagram.com/educarapufrb/