Segurança de Solo e Alimento é um dos novos institutos aprovados pelo CNPq

Cópia de CNPQ Nº582022 2O Programa de Pós-graduação em Ciências Agrárias da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (PPGCAG/UFRB) comunica que no dia 21/12/2022 o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou o resultado final da Chamada CNPq nº 58/2022 para constituição dos novos INCTs (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia). Os INCTs aprovados contemplam propostas de pesquisa de excelência em áreas estratégicas e/ou na fronteira do conhecimento, que visam a solução dos grandes desafios nacionais, a partir do desenvolvimento de projetos de pesquisa de alto impacto científico e tecnológico, priorizando a interdisciplinaridade, além de forte interação com o sistema produtivo, setor público e sociedade.

Dentre os 58 novos projetos contemplados na Chamada CNPq nº 58/2022 e divulgado no dia 21 de dezembro de 2022 está o Projeto “Segurança de Solo e Alimento”, coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Roberto Guimarães Guilherme, do DCS/UFLA, que tem como objetivo principal gerar parâmetros de referência e tecnologias adequadas, competitivas e sustentáveis, por meio do fortalecimento e integração de competências institucionais e da capacitação de recursos humanos, para garantir a produção de alimentos nutritivos e seguros, mantendo a qualidade e a sustentabilidade do solo em agroecossistemas, com ênfase para os ambientes de produção dos biomas brasileiros.

O INCT em Segurança de Solo e Alimento conta com 62 pesquisadores, sendo 20 de instituições estrangeiras. Dentre as instituições nacionais, a UFRB, através do Programa de Pós-graduação em Ciências Agrárias (PPGCAG), é uma das instituições participantes, juntamente com a UFLA, CNPEM-SP (Laboratório Nacional Luz Síncrotron), UFU, UFV, UFPI, UFAL, UNEMAT, EPAMIG e EMBRAPA, dentre outras, bem como instituições sediadas nos Estados Unidos (Texas Tech University; Southern Illinois University at Edwarsdville; University of Florida), Canadá (University of Guelph), Irlanda (National University of Ireland Galway), Bélgica (Ghent University), Turquia (Sabanci University), Portugal (Universidade de Coimbra), China (Zhejiang University), Inglaterra (Rothamsted Research), Austrália (University of Newcastle; Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization) e Índia (Indian Institute of Technology Kharagpur).

O INCT tem em seu Comitê Gestor a participação de docente do PPGCAG/UFRB, um pesquisador da Universidade de Adelaide – Austrália e outro da
Universidade da California - Davis - Estados Unidos, que darão suporte imediato à Coordenação do INCT.

O PPGCAG/UFRB parabeniza o Prof. Dr. Luiz Roberto Guimarães Guilherme, do DCS/UFLA pela coordenação geral do projeto e demais instituições nacionais e
internacionais participantes do INCT em Segurança de Solo e Alimento, na certeza que o Instituto proporcionará a pesquisa de alto impacto científico e tecnológico na pós-graduação da UFRB de forma interdisciplinar e com forte interação com o setor produtivo e público, apontando soluções para problemas na agricultura global e,
especialmente, da região Nordeste.

Veja aqui (http://bit.ly/3GcN19I) o resultado final da Chamada INCT - CNPq nº 58/2022