Concepção e Modalidades de Extensão

Publicado: Quarta, 14 Abril 2010 07:09

Concepção

A Extensão Universitária é um processo educativo, artístico, cultural e científico, que articula as atividades de ensino e de pesquisa, de forma indissociável, viabilizando a relação transformadora entre a Universidade e os diversos setores da sociedade.

Modalidades

As ações extensionistas são desenvolvidas na forma de Programa, Projeto, Curso, Evento, Prestação de Serviços, Consultoria, Publicações e outros Produtos Acadêmicos, inseridos em áreas temáticas estabelecidas pela Câmara de Extensão, em consonância com as orientações do Plano Nacional de Extensão Universitária.

Considera-se Programa o conjunto de projetos e/ou outras atividades de extensão vinculadas, de caráter orgânico-institucional, com clareza de diretrizes e voltado a objetivos comuns, direcionados às questões relevantes da sociedade.

Considera-se Projeto o conjunto de atividades de caráter educativo, cultural, artístico, científico e tecnológico, que envolva docentes, pesquisadores, discentes (bolsistas ou voluntários) e servidores técnico-administrativos, desenvolvidas junto à comunidade, mediante ações processuais contínuas.

Considera-se Curso aquele que, ofertado à comunidade, objetive a socialização do conhecimento acadêmico, potencializando o processo de interação Universidade-Sociedade, por meio da execução de calendário próprio e conteúdo, com carga horária de, no mínimo, 08 (oito) horas de duração.

Considera-se Evento atividade realizada, no cumprimento de programações específicas, oferecidos com o propósito de produzir, sistematizar e divulgar conhecimentos, tecnologias e bens culturais, podendo desenvolver-se em nível universitário ou não, de acordo com a finalidade visada e a devida aprovação. Os eventos de extensão podem ser realizados sob a forma de mostras, encontros, simpósios, oficinas, congressos, jornadas, conferências, seminários, fóruns, debates, reuniões técnicas, concertos, festivais, manifestações artísticas e culturais, espetáculos, ateliês, exposições e similares, dirigidos a públicos específicos.

Considera-se Prestação de Serviços e Consultoria as atividades de caráter assistencial ou colaborativa, estudos e emissão de pareceres ou laudos, realizadas sob encomenda ou executadas por iniciativa da UFRB, podendo ser remuneradas ou não por terceiros.

Caracterizam-se como Publicação e outros Produtos Acadêmicos as atividades de extensão realizadas visando difusão e divulgação cultural, artística, científica e tecnológica.