Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

UFRB-CCAAB participa do Plano de Ação Nacional para a Conservação de Cactáceas

Publicado: Segunda, 20 Setembro 2010 13:20

 

Ocorreu entre os dias 11 e 13 de agosto em Brasília, sob coordenação do Instituto Chico Mendes (ICMBio), um Workshop para a elaboração do Plano Ação Nacional para a Conservação de Cactáceas, que é o primeiro plano de ação para conservação de espécies vegetais no país.

 

 

O Plano de Ação para Conservação de Cactáceas do Brasil (PAN das Cactáceas) tem como objetivo promover a conservação efetiva e a redução de risco de extinção de espécies de Cactáceas no Brasil.

 

A reunião contou com a presença de Bráulio Dias, representante do Ministério do Meio Ambiente, e de representantes do ICMBio, como a idealizadora do plano, a Dra. Suelma Ribeiro Silva (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade do Cerrado e Caatinga - CECAT), além de pesquisadores de diversas instituições (UEFS, UESC, UFBA, UNISINOS, IFCE, Embrapa Agroindústria Tropical, UFSCAR, IBRJ, UFV, Royal Botanic Gardens-Kew, Universidade de Shefferd)  e diretores de Unidades de Conservação. Dentre estes pesquisadores, participou a professora do CCAAB Lidyanne Yuriko Saleme Aona, que desde 2000 vem trabalhando com pesquisadores da família Cactaceae.

 

Para a elaboração do plano, a reunião foi dividida em 2 partes: na primeira foi apresentada uma séria de palestras enfatizando o estado de conservação das espécies, aspectos da sua biologia, reprodução, taxonomia, distribuição potencial, ocorrência em áreas protegidas e principais ameaças a sua integridade e perpetuidade. Com base nas informações consolidadas na parte I foram feitas oficinas de trabalho com especialistas e atores institucionais que influenciam o processo de conservação da espécie. Nesta oficina foi elaborada a Parte II, que consiste no objetivo do plano, metas de conservação para o alcance do objetivo, e ações operacionais para atendimento destas metas.

 

Após as reuniões, ocorreu a designação dos articuladores responsáveis pelas ações e estabelecidos indicadores, custos e o patamar de melhoria para conservação das espécies da família Cactaceae. No total foram criadas 3 metas e 92 ações, sendo o objetivo principal promover a conservação efetiva e a redução do risco de extinção de cactáceas no Brasil. A professora do CCAAB, Lidyanne Y. S. Aona, será articuladora de 2 metas relacionadas a biologia floral de espécies ameaçadas de extinção. A partir do PAN Cactáceas, 28 (vinte e oito) espécies ameaçadas de extinção foram contempladas, e objetiva-se também estabelecer estratégias para proteção de outras consideradas em risco. Este plano de ação foi publicado no Diário Oficial do dia 01/09/2010 e o prazo para a execução das ações propostas é até dezembro de 2015.

registrado em:
Fim do conteúdo da página