FAPESB Edital 029/2010

Publicado: Terça, 28 Dezembro 2010 09:39

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB torna público o Edital FAPESB 29/2010 e convida os interessados a apresentarem propostas para o financiamento de projetos institucionais de educação científica que propiciem a difusão e a popularização da ciência, através do envolvimento de alunos da Educação Básica no desenvolvimento de pesquisa como atividade escolar, seja por meio de investigação ou de experimentação.

Os projetos devem ter como objetivo incentivar o ensino de ciências, utilizando atividades experimentais na didática escolar, por meio de uma metodologia investigativa e indagadora, em que o aluno deixa de ser um mero observador – receptor e passa a participar da construção do seu conhecimento.

O projeto poderá ser oriundo de qualquer área de conhecimento, desde que mantenha o foco na Popularização da Ciência e Tecnologia através de metodologias participativas.

Os recursos alocados pela FAPESB, para este Edital, são da ordem de R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais), sendo 550.000,00 (quinhentos e cinqüenta mil reais) destinados ao fomento e R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) destinados aos custos operacionais com avaliação e seleção das propostas encaminhadas.

Os projetos de pesquisa a serem apresentados serão classificados em duas Linhas:

Linha 1: As propostas devem ser apresentadas por pesquisador, doravante Proponente, que possua vínculo empregatício com instituição executora de Ensino Superior e/ou pesquisa ou instituição científico-tecnológica (IES-ICT), pública ou privada, sediada no estado da Bahia, e encaminhada à FAPESB obedecendo aos prazos estabelecidos no cronograma apresentado no item 10 deste documento.

Linha 2: As propostas devem ser apresentadas por escolas da rede pública de ensino, escolas administradas em consórcio público – privado, ONGs, associações, cooperativas e órgãos públicos sediados no Estado da Bahia, através do seu representante máximo (e na sua ausência a quem por ele delegado), doravante Proponente, e encaminhadas à FAPESB obedecendo aos prazos estabelecidos no cronograma apresentado no item 10 deste documento.

Mais informações: http://www.fapesb.ba.gov.br