Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Reconhecimento de Cursos de Graduação do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas pelo M

Publicado: Quinta, 13 Setembro 2012 11:04

O Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) oferece nove cursos de graduação, dos quais sete foram reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e dois obtiveram renovação de reconhecimento nos últimos anos.  Integram a lista de cursos ofertados pela instituição, que concluíram o primeiro ciclo avaliativo com visita in loco, os cursos de Zootecnia (Portaria DOU Nº. 406, 11 de outubro de 2011), Bacharelado em Biologia (Portaria  DOU Nº431 de 21 de outubro de 2011), Engenharia de Pesca (Portaria DOU  Nº. 470, de 22 de novembro de 2011), Licenciatura em Biologia (Portaria  DOU Nº. 133, de 27 de julho 2012), Engenharia Florestal (Portaria DOU  Nº. 134, de 27 de julho 2012) e Tecnologia em Gestão de Cooperativas (Portaria  DOU Nº. 134, de 27 de julho 2012). Os cursos de Agronomia e Zootecnia tiveram a Portaria  de Renovação de Reconhecimento publicada no DOU de 06 de janeiro de 2012. 

De acordo com a avaliação do MEC, os seis cursos, que concluíram o primeiro ciclo avaliativo com visita in loco, obtiveram Conceito de Curso (CC) 4, numa escala que varia de 1 a 5. Em visita à instituição, os avaliadores verificaram as condições das instalações e toda infra-estrutura, a qualificação do corpo docente, a organização didático-pedagógica, o acervo disponível na biblioteca (livros didáticos e periódicos), laboratórios, entre outros. Para o Diretor do CCAAB, Prof. Alexandre Almassy  esses conceitos significam o reconhecimento de um esforço de todo o Corpo Docente, com o suporte do Corpo de Servidores Técnico-administrativos de nossa unidade no sentido de superar as dificuldades de um processo de implantação de uma nova Universidade. O Diretor também destaca que essa conquista é fruto do empenho dos professores que compõem os Colegiados dos Cursos de Graduação do CCAAB e a dedicação dos Coordenadores de Curso sempre compromissados com a busca constante pela melhoria da qualidade do ensino ofertado. O Diretor complementa que não é fácil receber no intervalo de dois anos (as visitas das comissões do MEC para reconhecimento se iniciaram em 2010) 6 comissões de reconhecimento de curso mas que o êxito alcançado nos resultados demonstra sim que o CCAAB está no rumo correto para a garantia da excelência de ensino nos cursos de graduação que oferece.

 

Breve Histórico dos Cursos Reconhecidos

O Ministério da Educação, através da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, publicou no Diário Oficial da União do dia 24 de novembro, a Portaria nº 470 de 22/09/2011 que reconhece o curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O curso foi criado em 2004, com sede no campus de Cruz das Almas. Autorizado pelo MEC em 2005, é um dos poucos cursos de graduação do país a reunir em um mesmo programa as áreas de aquicultura e pesca voltada tanto para o ambiente marinho como continental. Somados teoria e prática, confere ao aluno a produção de organismos aquáticos (peixe, camarão e ostras), a tecnologia de pesca, principalmente com o estudo da pesca artesanal, e ainda o estudo da qualidade da água e do pescado.

O curso de Zootecnia foi criado em março de 2005, reconhecido pela Portaria Nº. 406, 11 de outubro de 2011 e teve Renovação de Reconhecimento nº 01 publicada no DOU de 06 de janeiro de 2012. O Zootecnista graduado pela UFRB é um profissional que atua principalmente nas áreas de nutrição, alimentação, manejo reprodutivo e produtivo, melhoramento genético, planejamento, bioclimatologia, supervisão de exposições de animais e estações experimentais, registro genealógico e julgamento, além de promover e aplicar medidas de fomento à produção desses animais e ao destino de seus produtos e subprodutos.

O curso de Bacharelado em Biologia foi reconhecido pela Portaria  Nº431 de 21 de outubro de 2011. O curso foi criado em 2006, iniciando as atividades no segundo semestre, com sede no campus de Cruz das Almas. Ao final do curso o Bacharel em Biologia terá a capacidade de investigar e estudar problemas relacionados com os organismos vivos, vegetais e animais; avaliar os efeitos de agentes físicos, químicos e biológicos nos seres vivos; promover experiências e pesquisas, objetivando a melhor utilização dos recursos biológicos; e participar de equipes multidisciplinares na elaboração de projetos de manejo e conservação de ecossistemas, gestão ambiental e de recursos biológicos e naturais.

O curso de Engenharia Florestal, criado em 2005 com sede no campus de Cruz das Almas foi reconhecido através da Portaria Nº 134, de 27 de julho 2012. O curso se caracteriza pelo envolvimento de quadro de docentes bem qualificado, todos com doutorado. Seu projeto pedagógico é bastante abrangente e dinâmico. O egresso deste curso é capaz de criar, gerenciar e executar empreendimentos relacionados aos ecossistemas florestais nativos e implantados, com compromissos no âmbito socioeconômico e ambiental.

O curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas foi reconhecido pela Portaria Nº 134, de 27 de julho 2012. Criado em 2008, iniciou suas atividades no segundo semestre, como oferta pioneira também na Bahia já formou duas turmas e é oferecido no campus de Cruz das Almas, no turno noturno. Nele são formados profissionais para interagir nas especificidades regionais e locais, enfatizando empreendimentos com características da economia solidária, com visão estratégica e com espírito empreendedor. O relatório da Comissão de Avaliação concluiu que o curso apresenta um perfil de qualidade pleno, com estrutura curricular que atende a interdisciplinaridade, atualização com o mundo do trabalho e articulação da teoria com a prática. O curso pretende formar profissionais capazes de promover a otimização de recursos organizacionais e o bem-estar social. 

O documento que reconhece o curso de Licenciatura em Biologia é a Portaria Nº 133, de 27 de julho 2012. O curso teve início em 2008 e é de caráter noturno. Além de poder atuar como professor, o egresso é preparado para orientar a elaboração e execução de projetos de educação ambiental e interagir com a comunidade visando detectar necessidades e carências relacionadas a problemas ambientais. Ao final de 2012 será formada a primeira turma de licenciados em Biologia.

O curso de Agronomia, o mais tradicional da UFRB por ser proveniente da Escola de Agronomia da UFBA, não foi submetido a processo de visita in loco pelo MEC tendo o seu reconhecimento renovado. Com um projeto pedagógico atualizado as novas tendências ligadas ao setor de produção de alimentos no Brasil este curso vem mantendo a tradição de formar gerações de novos Engenheiros Agrônomos para a Bahia e para o Brasil.

Adaptado da Agência de Notícias da UFRB

registrado em:
Fim do conteúdo da página