Oportunidade de Intercâmbio na França para Estudantes de Agronomia do CCAAB

Publicado: Terça, 18 Dezembro 2012 17:09

O Projeto Cooperação para a Inovação Agrícola, Territorial e Institucional  - CIATI, financiado pela CAPES, tem entre seus objetivos o intercâmbio de estudantes de graduação em Agronomia entre o Brasil e a França. Cinco alunos do CCAAB/UFRB poderão se candidatar a uma bolsa de estudos (incluindo o custo do deslocamento) para passar até 10 meses em uma das Instituições parceiras na França (Instituições de Ensino Superior em Agronomia nas cidades de Bordeaux, Dijon e Clermont Ferrand). Esta bolsa possibilitará a realização de até dois semestres letivos, podendo incluir a realização de um estágio numa instituição francesa.

Para poder se candidatar a bolsa, o(a) estudante de Agronomia deve atender aos seguintes requisitos:

1.Estar cursando o 7º semestre letivo em 2012.2, de acordo com a grade curricular;

2.Ter escore igual ou superior a 7;

3.Ter tido no máximo 1 reprovação;

4.Apresentar um Curriculum Vitae;

5. Submeter-se a uma entrevista (data a ser marcada depois da inscrição).

Os alunos interessados poderão se inscrever para uma pré-seleção na Assessoria Internacional, entre os dias 29 a 31 de janeiro, no turno matutino, munidos de documentos de identidade e de documentos que comprovem o atendimento dos requisitos acima citados. Os alunos pré-selecionados deverão se inscrever num curso intensivo de francês que será oferecido no CCAAB (ou apresentar algum diploma de proficiência em língua francesa) e o desempenho neste curso será também um fator de seleção. Na ocasião, serão divulgadas as datas da seleção final.

A comissão gestora deste convenio é formada pelos seguintes professores:

Prof. Dr. Jorge Gonzaga, coordenador geral do Projeto junto à CAPES;

Profª. Drª Elaine Norberto, responsável do Projeto junto às Instituições Francesas;

Prof. Dr. Oldair Del Arco Vinhas, responsável pela inserção dos estudantes em intercâmbio em atividades de Graduação e a Pós-graduação na UFRB;

Prof. Dr. Thomas Vicent Gloaguen, responsável pelo desenvolvimento de pesquisas junto às instituições parceiras.