Especialização em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde

Escrito por Anderson | Criado: Quinta, 11 Abril 2019 10:58 | Publicado: Quinta, 11 Abril 2019 10:58 | Acessos: 26420

- Instrução Normativa (Dezembro de 2022): A presente instrução normativa tem como objetivo detalhar e esclarecer os aspectos relacionados à presença discente nos componentes curriculares da segunda turma do curso de pós-graduação lato sensu em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, que acontece em caráter eventual.

Editais Processo Seletivo Corpo Docente Grade Curricular

Sobre:

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) é um curso de pós-graduação presencial, destinada a psicólogos (as), sob a forma de curso de especialização lato sensu. Caracterizado pela abordagem de temas centrais para a discussão sobre Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde, busca um diálogo entre os diferentes enfoques na área da especialização com vistas a fortalecer a integração entre teoria e prática, considerando os seus fundamentos e os diferentes contextos de atuação acadêmica e profissional em Psicologia.

Aulas Semanais
1º Semestre Sexta-feira (período integral)
2º e 3º Semestres Sexta-feira (período integral) + Sábado (matutino)

Objetivo Geral: Propiciar formação continuada, em nível de especialização, para psicólogos (as) interessados (as) em aprofundamentos epistemológicos, teóricos, metodológicos e práticos no campo da avaliação e atenção à saúde.

Objetivos Específicos:

(1) Favorecer o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à investigação e à prática em psicologia;

(2) Proporcionar espaço para aprofundamentos de visão/postura crítica e reflexiva sobre o fazer em avaliação e atenção à saúde, considerando especificidades do ciclo vital, da natureza dos processos psicológicos diversos (cognitiva, afetiva e comportamental), bem como dos diferentes contextos de atuação em avaliação e atenção à saúde;

(3) Possibilitar a compreensão e utilização de estratégias de delineamento e coleta de dados diversificadas, bem como a implementação de métodos e técnicas de análise de dados avançados, seja de natureza quantitativa e/ou qualitativa;

(4) Desenvolver competências e habilidades de redação científica e elaboração de manuscritos/artigos;

(5) Formar profissionais, em nível de pós-graduação, conscientes do trabalho e das responsabilidades profissionais e sociais da psicologia, com atuação ética implicada na salvaguarda da saúde e direitos humanos de indivíduos e grupos.

Forma de Ingresso:

Anual (após a conclusão da 1ª turma)

Número de Vagas:

Legislação:

Em breve.

Coordenação do Colegiado

Coordenadora: Cristiane Ajnamei dos Santos Alfaya

Vice-coordenadora: Adriana Suehiro

Contato:

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (coordenação do curso) / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (apoio administrativo)

Grade Curricular

Prazo para Integralização Curricular