Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Residência em Medicina de Família e Comunidade

Escrito por Anderson | Criado: Quarta, 22 Março 2017 09:58 | Publicado: Quarta, 22 Março 2017 09:58 | Acessos: 2216

Sobre o Programa de Residência Médica em Medicina Geral de Família e Comunidade - PRMMGFC

Constitui-se num programa de especialização lato sensu como instituído pela Lei Federal Nº 6.932, de 07 de julho de 1981, que dispõe sobre as atividades do médico residente e dá outras providências. Trata-se de uma pós-graduação na modalidade de residência, cuja maioria das atividades didático-pedagógicas serão realizadas sob a forma de treinamento em serviço, a serem desenvolvidas nos municípios da região do Recôncavo e Baixo Sul da Bahia, conforme adesão ao programa. Parte das vagas são oferecidas com ênfase na Saúde do Campo, em Equipes de Saúde da Família cujas áreas adscritas comtemplam comunidades quilombolas, assentamentos e zona rural.

Objetivo Geral

Formar médicos especialistas em medicina de família e comunidade para atuarem na atenção primária à saúde e redes de atenção à saúde com foco nas famílias e comunidades assistidas, comprometidos com os novos desafios para o fortalecimento da Estratégia da Saúde da Família (ESF) postos pelo Programa Mais Médicos (PMM) e as inovações promovidas pela Política Nacional da Atenção Básica (PNAB) e pela Política Estadual de Atenção Básica (PEAB).

Carga Horária

A carga horária total (5.678 horas) é distribuída em dois anos (R1 e R2), com 60 (sessenta) horas de atividades semanais, das quais 80% é destinada ao treinamento em serviço e 20% às atividades teóricas e trabalho de conclusão de curso.

Número de vagas 

05 vagas anuais

Bolsa

O médico residente recebe uma bolsa do Ministério da Educação no valor de R$3.330,43 (três mil trezentos e trinta reais e quarenta e três centavos), a qual pode ser complementada pelo município que adere ao programa equiparando o valor da bolsa ao salário de um médico de família do município. Esta complementação está sujeita a contrapartida municipal.

 

Processo Seletivo 2017

Processo Seletivo 2018

Processo Seletivo 2019

 

Legislação

 

Coordenação

Coordenadora: Mariângela Costa Vieira

Vice-Coordenadora: Evelyn Siqueira da Silva

 

Contato

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Tel.: 75 3631 1768

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página