Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
×

Atenção

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 88

Jilvan Lemos de Melo

jilvan

Currículo Lattes

 

Breve Histórico

Possui graduação de Bacharelado em Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2009), sob a orientação de Prof. Dr. Carlos Alberto de L. Ribeiro e mestrado em Física pela Universidade Federal da Paraíba (2010), onde foi orientado por Prof. Dr. Claudio Benedito S. Furtado. Atuando principalmente nos seguintes temas: quantização de landau, fases quânticas, dinâmicas quânticas, campos eletromagnéticos. Já atuou como Professor Substituto de Física nos Departamentos de Física da UFPB - Campus João Pessoa/PB e na UEPB - Campus Araruna/PB. Concluiu o doutorado, sob mesma orientação do mestrado, fazendo pesquisa na área de Estados Coerentes, Estados Deslocados e Computação Quântica. Agora é professor de Física do CETEC - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas na UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Campus Cruz das Almas/BA. (Texto informado pelo autor)


Grupos de Pesquisa
 

Linhas de Pesquisa
1. Computação Quântica Holonômica
 
Objetivo: Através da analise de fases quânticas adquiridas por evoluções adiabáticas em sistemas da material condensada é estudada a possibilidade de criar portas lógicas quânticas para tais sistemas quânticos.
 
2. Nanoestruturas de Boro-Nitrôgênio e Carbono
 
Objetivo: A analise de estabilidade e das propriedades eletrônicas de nanoestruturas é o foco dessa linha de pesquisa objetivando melhor controle de tais propriedades através da aplicação de campos elétricos ou deformação de tais estruturas.
 
3. Estados Coerentes de Níveis de Landau e Níveis Análogos
 
Objetivo: Em sistemas de Landau e análogos é estudado o processo de produção de estados coerentes através da adição de campos eletromagnéticos.
 
4. Quantização de Landau para Quadrupolos Elétricos
 
Objetivo: O estudo da quantização de sistemas com multi-momentos eletrônicos inicia a possibilidade de tratar moléculas e átomos neutros como partículas e observar efeitos quânticos, como Quantização de Landau, em sistemas de portadores neutros de momentos.
 

Contato

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página