Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

PROGRAD divulga perguntas frequentes após a suspensão do calendário acadêmico 2020

Diante da pandemia do novo Coronavírus COVID-19, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) emitiu a Portaria nº 322, de 17 de março de 2020,  considerando o aumento da incidência do COVID-19 no Brasil, no interesse da preservação da saúde de toda a comunidade acadêmica, bem como a colaboração com a sociedade em geral no tocante a evitar a propagação do Coronavírus. Assim, suspendeu por tempo indeterminado as atividades administrativas presenciais nos campi.

Dessa forma, a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) faz os seguintes informes:

Estão suspensos atendimentos presenciais e por telefone na PROGRAD, conforme o Art. 2º da Portaria nº 322, de 17 de março de 2020, da Reitoria da UFRB. Todo contato com esta Pró-Reitoria deverá ser feito através dos e-mails abaixo:

Pró-Reitoria de GraduaçãoSecretária de Apoio Administrativo Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenadoria de Ensino e Integração Acadêmica - CEIAC Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Núcleo de Gestão Acadêmica de Cursos e Currículos – NUGACC Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Núcleo de Gestão de Estágios –NUGEST Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Núcleo de Ensino, Integração e Êxito Acadêmico- NUEIAC Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenadoria de Políticas e Planejamento da Graduação - COPEG Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Núcleo de Gestão de Programas e Projetos – NUPROP Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Núcleo de Gestão do Programa de Educação Tutorial  NUGPET Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Núcleo de Gestão de Processo Seletivo  NUPSEL Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Núcleo de Gestão de Acompanhamento Acadêmico - NUGAA  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Núcleo de Políticas de Inclusão  NUPI Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Serviço de Tradutores/Intérpretes de Libras Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

MONITORIA E MOBILIDADE

 1 - Como ficam as atividades referentes ao Programa de Monitoria?

A atuação dos monitores voluntários e remunerados está temporariamente suspensa, e as bolsas só serão pagas após o retorno das atividades letivas.

Nos Centros de Ensino que ainda estejam sendo realizados processos de seleção, apenas é permitido o encaminhamento de documentos por meio eletrônico. Os procedimentos que requeiram a presença de discentes, docentes e/ou técnicos administrativos deverão ser executados após a normalização das atividades acadêmicas.

2 - Os discentes que desistirem de realizar mobilidade acadêmica e retornarem para a UFRB poderão se inscrever nas atividades curriculares?

Sim, pois ainda não transcorreu mais do que 25% do semestre letivo. Todavia, é preciso obedecer às normativas dos estados ou países em que se encontram, visto que alguns têm fechado suas fronteiras impossibilitando o trânsito terrestre, aéreo e/ou marítimo.

O discente interessado deverá entrar eletronicamente em contato com o Coordenador do Colegiado de seu curso e solicitar inscrição em componentes curriculares. O Coordenador realizará a matrícula conforme disponibilidade de vagas nos componentes solicitados.

3 - Realizo mobilidade acadêmica na UFRB, posso desistir?

Sim. Os discentes que estejam realizando mobilidade nacional ou internacional poderão desistir de participar do programa, sendo necessária apenas uma comunicação via e-mail ao Nuprop – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (Mobilidade Nacional) ou à SUPAI – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (Mobilidade Internacional). Como alguns países estão fechando fronteiras, os discentes em Mobilidade Internacional precisam se planejar em conjunto com as Embaixadas e Consulados ou outro Órgão competente de seus países de Origem.

PROCESSOS SELETIVOS

4 - Estou aguardando o resultado da Aferição de Renda da 2ª Chamada do Cadastro Seletivo 2020.1 e/ou da 1ª Chamada do Vestibular Educação do Campo 2020. E se no resultado eu estiver como inapto?

Todos os candidatos que estiverem como inaptos no resultado da Aferição de Renda poderão interpor recurso enviando um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. dentro do período que constará no resultado da aferição.

5 - Realizei minha pré-matrícula no Processo Seletivo Complementar para ocupação das vagas não preenchidas no Cadastro Seletivo 2020.1. Devo ir ao Centro de Ensino realizar a confirmação de matrícula?

Não. Pedimos que todos os pré-matriculados acompanhem as páginas oficiais da instituição: www.ufrb.edu.br e www.ufrb.edu.br/portal/prosel; e as redes sociais da UFRB. Será por esses canais que divulgaremos novas informações.

6 - Devido às diversas notícias sobre a pandemia do coronavírus (COVID-19) não realizei minha pré-matrícula no Processo Seletivo Complementar para ocupação das vagas não preenchidas no Cadastro Seletivo 2020.1, pois vi várias recomendações sobre não sair de casa. Perdi minha vaga?

Não. Pedimos que todos os convocados que não realizaram a pré-matrícula acompanhem as páginas oficiais da instituição: ufrb.edu.br e ufrb.edu.br/portal/prosel; e as redes sociais da UFRB. Será por esses canais que divulgaremos novas informações e datas para a realização dessa etapa.

7 - A 2ª chamada do Vestibular Educação do Campo 2020 foi cancelada?

Não. Porém, devido à suspensão das atividades presenciais na UFRB, nesses últimos dias foram priorizadas as atividades que não seriam possíveis a execução de forma virtual. Sendo assim, a 2ª chamada do Vestibular Educação do Campo não foi publicada na data constante no cronograma do edital (17/03/20). Assim que possível essa chamada será publicada na página de processos seletivos da UFRB.

Pedimos que continuem acompanhando as páginas oficiais www.ufrb.edu.br e www.ufrb.edu.br/portal/prosel e as redes sociais da UFRB, pois será por esses canais que divulgaremos novas informações.

8 - A 2ª Chamada do Vestibular Educação do Campo 2020 foi publicada e fui convocado. Devo ir a UFRB (Cruz das Almas) realizar a matrícula?

Não. Com a suspensão das atividades presenciais na UFRB as pré-matrículas e confirmações de matrícula não estão sendo realizadas. Dessa forma, você deverá aguardar a publicação de um informe com as datas para a realização dessas etapas.

Pedimos que continuem acompanhando as páginas oficiais www.ufrb.edu.br e www.ufrb.edu.br/portal/prosel e as redes sociais da UFRB, pois será por esses canais que divulgaremos novas informações.

PAGAMENTO DE BOLSAS

9 - Como ficam as atividades e as bolsas referentes aos bolsistas que atuam no Núcleo de Políticas de Inclusão?

Há duas situações distintas: a) Os bolsistas que atuam no internato no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus desde o dia 01/03/2020 devem enviar o relatório de atividade normalmente para o e-mail do NUPI, como de costume. b) Os bolsistas que não retomaram as atividades em 2020.1 seguem com a atuação temporariamente suspensa e as bolsas só serão pagas após o retorno das atividades letivas. 

10 - Como ficam as atividades e as bolsas referentes aos bolsistas que atuam no Programa de Educação Tutorial?

Os bolsistas do Programa de Educação Tutorial desenvolverão as atividades propostas nos Planejamentos dos grupos remotamente, sob a orientação do tutor. Por serem pagas com recursos do FNDE e autorizadas via sistema, as bolsas continuarão sendo pagas seguindo o calendário do MEC.

ESTÁGIOS CURRICULARES

11 - A suspensão das atividades determinadas pela Portaria 322/2020 é válida para os estágios obrigatórios e não obrigatórios?

Sim. Todos os estudantes em estágio, sejam eles obrigatórios ou não obrigatórios, devem ser orientados a suspender suas atividades de estágio por tempo indeterminado.

12 - Sou Coordenador de Curso ou Professor Orientador de Estágios. Posso continuar assinando termos de compromisso de estágio?

Não. Ressaltamos que no período de suspensão de atividades acadêmicas, os estágios não devem ser realizados e, portanto, a assinatura de novos termos deve ser adiada para o final desse período.

13 - Os estágios realizados fora das dependências da UFRB devem ser suspensos?

Sim. As orientações apresentadas pela UFRB visam garantir a segurança de nossos estudantes e, infelizmente, não temos como garantir que essas mesmas medidas estejam de fato sendo adotadas pelas concedentes de estágio. Neste sentido, orientamos que todos os estudantes tenham seus estágios suspensos até segunda ordem.

14 - As atividades de estágio podem ser desenvolvidas em home office?

Não. A orientação é que todas as atividades de estágio sejam suspensas. Ademais, o Regulamento do Ensino de Graduação, em seu artigo 110, §2º, proíbe o regime de exercícios domiciliares para o estágio supervisionado.

15 - O cronograma do Edital de Estágios Obrigatórios será mantido?

Não. A UFRB suspendeu o calendário Acadêmico da Graduação e Pós- Graduação, logo o Edital de Estágios Obrigatórios também está suspenso.

16 - O seguro pago pela UFRB aos estagiários prevê auxílio para quem adoecer?

Não. A apólice contratada pela UFRB tem cobertura limitada a sinistros que levem à Morte Acidental, Invalidez Permanente Total ou Despesa Médica Hospitalar, sem previsão de cobertura em casos de contração de doenças contagiosas.

DIVERSOS

17 - As dúvidas sobre os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) podem ser enviadas, via e-mail, ao NUGACC?

Dúvidas referentes a elaboração e/ ou reformulação de projetos pedagógicos de cursos, resoluções de Atividades complementares, trabalho de conclusão de curso,  inclusão de disciplinas optativas e  equivalências entre componentes, poderão ser encaminhadas para o seguinte e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

18 - O SOS dúvidas, do GUIA VIVER UFRB, continuará funcionado neste período?

Sim. Mantendo o mesmo período de 48 horas para respostas às questões colocadas. Para postar suas questões acesse o seguinte link: Guia Viver UFRB

19 - Como ficarão as atividades dos Grupos de Estudos?

As atividades presenciais dos Grupos de Estudos também devem ser suspensas.

Os líderes dos Grupos de Estudos que ainda não encaminharam os relatórios referentes atividades realizadas em semestres anteriores poderão enviar os processos eletrônicos, via SIPAC, diretamente para o Núcleo de Gestão de Programas e Projetos da Prograd. Os processos precisam seguir o estabelecido na Orientação Normativa nº 008/2019 – Prograd, disponível em ufrb.edu.br/prograd/component/phocadownload/category/187-2019 .

20 - Há previsão de retorno às aulas?

Não. A UFRB suspendeu o calendário acadêmico de graduação por conta da pandemia do COVID-19. O retorno às atividades será amplamente divulgado no site e nas mídias sociais da UFRB.

21 - Sobre as declarações de participação em grupo PET, é possível obtê-las?

O estudante ou egresso que desejar comprovar sua participação em grupo PET poderá entrar em contato com o NUGPET através de e-mail e solicitar declaração, que será enviada por e-mail em formato .pdf, com assinatura digital, no prazo máximo de 48 horas após solicitação.

registrado em:
Fim do conteúdo da página