Fechar
Página inicial Notícias Finalizado o ciclo de Audiências Universitárias da PROPAAE da UFRB

Finalizado o ciclo de Audiências Universitárias da PROPAAE da UFRB

26/09/07 10:36 , 13/01/16 15:26 | 3144

A PROPAAE realizou quatro AU's, nos Campi da UFRB com o objetivo de contribuir para a consolidação de políticas de ingresso, permanência e pós-permanência estudantil, integrada com expectativas e demandas da comunidade acadêmica, em especial dos estudantes desta Universidade.

No CCS, a  Audiência foi aberta pelo Diretor  Luis Favero Filho, que destacou o significado desta ação da PROPAAE, enfatizando que a participação é importante não apenas para os beneficiários dos programas de assistência e de ações afirmativas, e sim para todos os alunos da Universidade. 

Em seguida, a Coordenação da Audiência foi realizada pela profª. Rita Dias (Pró-reitora da PROPAAE), prof. Cláudio Orlando Nascimento (Coordenador de Políticas Afirmativas), profª. Rita Almico (Coordenadora de Assuntos Estudantis) e pela profª. Djenane Brasil da Conceição (representante da PROPAAE no CCS). A participação da comunidade acadêmica proporcionou um diálogo construtivo, no qual teve como eixos norteadores: I) Ações, programas e políticas afirmativas; II) Políticas de permanência assistida e  III) Desenvolvimento regional.

Diferentes idéias surgiram, tais como: A importância do desenvolvimento de atividades culturais no CCS; a necessidade de construção de formas de ingresso voltadas para a realidade social; implantação de restaurantes universitários para atender estudantes bolsistas (e que tenha preços populares para demais segmentos da universidade); a necessidade de espaço físico para convivência e integração dos alunos; a necessidade de uma aproximação maior com a comunidade local; a importância do acompanhamento médico-hospitalar, psicológico e pedagógico para os estudantes.

Como tendência geral, os encontros apresentam contribuições que focam mais o eixo da permanência: residências estudantis, restaurantes universitários, relação da universidade com a comunidade.

Destacou-se a importância da contrapartida nas residências universitárias, conforme questão/proposta emanada dos estudantes: Que restaurantes e residências universitárias queremos?

No que concerne ao eixo acesso, considerou-se pouco expressiva a discussão sobre as políticas de ingresso: o vestibular, ENEM, sistema de cotas, dentre outras. O eixo desenvolvimento regional enfatizou a implicação da comunidade universitária no desenvolvimento local, considerando a natureza dos Cursos e as diferentes realidades do Recôncavo da Bahia.

No CCS a audiência foi encerrada com um pronunciamento de Rita Dias destacando a importância do encontro, o comprometimento da Direção do Centro CCS, da professora Djenane, enquanto representante da PROPAAE no CCS, dos Docentes, dos Técnicos Administrativos e, sobretudo, a participação colaborativa dos Estudantes. Segundo a Pró-reitora, "as políticas e práticas da PROPAAE são construídas  horizontalmente, conforme as idéias, sugestões, possibilidades e limites pessoais e institucionais".

As audiências cumprem o papel de formulação política coletiva, desta forma, também propiciam situações de formação pedagógica, na medida em que trabalham com valores cidadãos, solidários, colaborativos, mutualistas, cooperativos no que concerne às ações relativas ao ingresso, permanência, pós-permanência estudantil na UFRB e desenvolvimento regional.   

AUDIÊNCIA UNIVERSITÁRIA NO CFP – AMARGOSA PROPÕE COTAS
Texto de Cláudio Orlando

A PROPAAE realizou no dia 17/10/2007, no CFP, em Amargosa, a segunda Audiência objetivando contribuir para a consolidação de políticas de ingresso, permanência e pós-permanência estudantil, integrada com expectativas e demandas da comunidade acadêmica, em especial dos estudantes desta Universidade.


A Audiência foi aberta e coordenada pela profª. Rita Dias (Pró-reitora da PROPAAE), pelo prof. Cláudio Orlando Nascimento (Coordenador de Políticas Afirmativas) e pelo prof. Eduardo Oliveira (representante da PROPAAE no CFP). A presença da comunidade acadêmica foi bastante expressiva, com a participação de 72 Estudantes, 11 Professores e Técnicos Administrativos, o que proporcionou um diálogo construtivo sobre os eixos norteadores: I) Ações, programas e políticas afirmativas; II) Políticas de permanência assistida e  III) Desenvolvimento regional.

Como tendência geral, o encontro apresentou contribuições que focam mais os eixos da permanência e do desenvolvimento regional. Destacamos as propostas de viabilização de transporte/deslocamento entre as cidades vizinhas, considerando que um número significativo de estudantes não reside em Amargosa; Residências Estudantis; Restaurante Universitário, Relação da Universidade com a Comunidade; a Criação do Núcleo de Diversidade, Educação e Cultura - NUDEC.

No que concerne ao eixo acesso, foi proposto políticas de ingresso conforme o sistema de cotas de 60% para estudantes oriundos de escolas públicas, sendo 85% das vagas destinadas para negros. O encontro discutiu sobre a importância de desenvolver ações junto às escolas públicas locais.

A Audiência indicou a necessidade de melhoria na comunicação sobre as coisas que acontecem na UFRB, em especial, sobre as informações concernentes às políticas e práticas da PROPAAE.


A comunidade do CFP também revelou que a questão da identidade do Centro se constitui num tema urgente.

A audiência foi encerrada destacando-se a importância do encontro, o comprometimento de alguns Docentes, Técnicos Administrativos e, sobretudo, a participação colaborativa dos Estudantes, que sugeriram a continuidade dos grupos para discussão e aprofundamento do temas abordados.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!