Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Centro de Formação de Professores (CFP), 14 anos!!!

Publicado: Sexta, 16 Outubro 2020 00:34

Informação importante:

Este texto não está finalizado, pedimos a colaboração de todas/todos que fez ou faz parte do CFP que ajude na construção coletiva da história deste Centro. Participe! Mande textos, informações de eventos, atividades realizadas, fotos, vídeos etc. Contamos com a sua colaboração. Envie as contribuições para o email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Viva o CFP!!

 

Centro de Formação de Professores (CFP), 14 anos!

 

O Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está localizado no município de Amargosa, que pertence ao Território de Identidade Vale do Jiquiriçá. O CFP que iniciou suas atividades em 16 de outubro de 2006 é um espaço de formação inicial e continuada para todos/as aqueles/as que desejam ser professores/as, buscando atender uma demanda de formação acadêmica do interior da Bahia.

Em sua organização, o CFP oferta os seguintes cursos de Licenciaturas:

1 - Licenciatura em Educação do Campo; (https://www.ufrb.edu.br/educacaodocampocfp/)

2 - Licenciatura em Educação Física; (https://www.ufrb.edu.br/educacaofisica/)

3 - Licenciatura em Filosofia; (https://www.ufrb.edu.br/filosofia/)

4 - Licenciatura em Física; (https://www.ufrb.edu.br/fisica/)

5 - Licenciatura em Letras; (https://www2.ufrb.edu.br/letras)

6 - Licenciatura em Matemática;

7 - Licenciatura em Pedagogia;

8 - Licenciatura em Química; (https://www.ufrb.edu.br/quimica/)

Oferta também um curso de Bacharel em Agroecologia.

Além dos cursos regulares de graduação, desde 2018 oferta um curso de licenciatura em Pedagogia estruturado pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR no município de Castro Alves – Bahia. (https://ufrb.edu.br/cfp/parfor)

Atualmente, em 2020, o CFP é constituído por mais de 2 mil estudantes de graduação matriculados nesses diferentes cursos.

Quanto à formação continuada aos profissionais graduados, o CFP já ofereceu os cursos de Pós-graduação lato sensu, Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial e História da África e finalizou em 2019 a segunda turma de especialização em Educação e Interdisciplinaridade e está finalizando a primeira turma de especialização em Ensino de Ciências e Matemática e iniciando um curso de Especialização EAD, Especialização em Ensino de Ciências – Anos Finais do Ensino Fundamental Ciência é 10!

No âmbito Stricto Sensu, o CFP tem o Mestrado Profissional em Educação do Campo, pioneiro nesta modalidade no país. Ao todo são cerca de 400 matriculas nos cursos de pós-graduação. (https://www1.ufrb.edu.br/ppgeducampo/)

O CFP possui um corpo docente constituído por 137 professores/as, sendo 93 com título de doutor, 38 com título de mestre e 6 com título de especialista. (https://ufrb.edu.br/cfp/corpo-docente)

Os/As docentes do CFP/UFRB estão distribuídos em áreas de conhecimento responsáveis por articular os encargos de ensino, pesquisa, extensão e administrativos. As áreas de conhecimento são: Química, Tecnologia e Sociedade; Matemática Pura e Aplicada; Cultura , Corpo e Educação; Física e Sociedade; Ensino de Ciências e Matemática; Docências, Saberes e Práticas Educativas; Humanidades, Letras e Artes. (https://ufrb.edu.br/cfp/corpo-docente/docentes)

O CFP possui um corpo técnico composto por 43 técnicos/as, sendo 3 administradores, 23 assistentes em administração, 1 bibliotecário, 1 secretária executiva, 8 técnicos/as em laboratório, 2 técnicos em assuntos educacionais, 2 técnicos em química e 4 intérpretes de libras. (https://ufrb.edu.br/cfp/administracao/tecnicos-por-funcao)

O CFP tem atualmente 03 revistas científicas:

1 - Revista Eletrônica Entrelaçando Culturas e Educação (ISSN 2179-8443); (https://www2.ufrb.edu.br/revistaentrelacando/)

2 - Revista Acadêmica GUETO (ISSN 23.19-07-52); (https://www2.ufrb.edu.br/revistaacademicagueto/)

3 - Revista Griot (ISSN 2178-1036) (https://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/griot/)

Foram realizadas cerca de 536 atividades de extensão ao longo de 14 anos. Tem-se 08 programas e 22 projetos ativos. O CFP congrega vários Programas de Extensão, tais como: Tecelendo; Casa do DUCA; Ciência na Estação; Astronomia no Recôncavo; Programa de Pesquisa e Extensão LEIA (Leitura, Escrita, Identidade e Artes) ...

Além de projetos e programas de extensão, encontra-se em andamento os seguintes programas, o Programa de Educação Tutorial (PET) Educação e sustentabilidade que objetiva “fortalecer as práticas interdisciplinares focadas na tríade ensino-pesquisa-extensão, envolvendo os alunos, docentes e comunidade, participam discentes das diversas licenciaturas do CFP. O Programa de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) com a participação de aproximadamente 300 discentes, visa proporcionar a inserção dos discentes na primeira metade do curso de licenciatura às práticas cotidianas das escolas públicas da Educação Básica e a Residência Pedagógica que visa o aperfeiçoamento da formação prática para os discentes que estão na segunda metade do curso, no CFP participam cerca de 200 discentes.

Atualmente o CFP tem Projetos de Pesquisa com Bolsistas de Iniciação Científica (PIBIC) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), com pesquisas realizadas pelos discentes dos cursos de graduação.

No CFP possui cerca de 10 grupos de pesquisa certificados pela Instituição e cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, cujos líderes fazem parte do corpo docente do Centro.

PARA COMEMORAR, iniciamos uma busca de postagens de acontecimentos e atividades realizadas no CFP durante estes 14 anos. Veja abaixo, clique nos links e mate a saudade. Contribua nesta construção coletiva da linha de  tempo histórica do CFP.

 

 

_____L I N H A   D O   T E M P O   D O   C F P_____

 

2003_______________________________________________________________________________________

Antes do CFP chegar

Audiencia publica 2003audincia publicaaudiencia 2003 2audiencia 2003

 

2006___________________________________________________________________________________________

CFP2006

  • 16 de outubro acontece a 1ª aula do CFP, em Amargosa
     
  • Aula na Praça de Amargosa. Veja as fotos:

 (Fotos cedidas pela professora Luciane Costa, egressa da 1ª turma de pedagogia do CFP)

 I Conferência de Negritude e Educação. https://ufrb.edu.br/portal/noticias/831-forum-20-de-novembro-encerra-hoje-com-grande-roda-de-capoeira

 2007__________________________________________________________________________________________________

2008_______________________________________________________________________________________

2009________________________________________________________________________________________

2010________________________________________________________________________________________

2011________________________________________________________________________________________

2012________________________________________________________________________________________

 2013_______________________________________________________________________________________

2014_______________________________________________________________________________________

2015_______________________________________________________________________________________

2016_______________________________________________________________________________________

2017_______________________________________________________________________________________

2018________________________________________________________________________________________

2019_______________________________________________________________________________________

2020________________________________________________________________________________________

registrado em:
Fim do conteúdo da página