Centro de Formação de Professores, através do Centro de Artes de Amargosa: Diversidade, Universidade, Cultura e Ancestralidade (CAsA do DUCA), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia participa da organização da II Conferência Municipal de Cultura de Amargosa. Com o tema “Planejar é preciso – Diretrizes para consolidação do Sistema de Cultura”, o evento busca reunir diversos atores sociais neste sábado, 15 de outubro, de 8 às 17h, no Colégio Pedro Calmon.

O principal objetivo da Conferência é a elaboração do Plano Municipal de Cultura de Amargosa e a escolha dos nomes que irão dar continuidade ao projeto. Expressões artísticas, patrimônio e memória, transversalidade da cultura, gestão da cultura, pensamento e Leitura, sustentabilidade das redes produtivas/serviços criativos são os eixos temáticos a serem analisados. “Estamos muito felizes por participar da elaboração do Plano Municipal de Cultura num estado onde a valorização das práticas comunitárias, populares e culturais o diferencia dos outros”, aponta o professor da UFRB e coordenador da CAsA do DUCA, Ricardo Andrade.

Identificar as necessidades culturais do município e elaborar propostas para atendê-las são as tarefas dos delegados presentes na conferência. O público estimado é de cerca de 100 pessoas, entre estudantes, artistas, mestres de capoeira, fanfarra, samba de roda, educadores, líderes culturais de associações e sindicatos, além de agentes públicos e privados. Os professores da UFRB Kiki Givigi e Jaylson Teixeira, também da CAsA do DUCA, são coordenadores de dois dos eixos temáticos. A primeira irá abordar a Transversalidade da Cultura e o segundo Gestão da Cultura. “Nestes documentos estão previstos os programas e gastos para o próximo período, de modo que cada participante que ler poderá fazer propostas que sejam executáveis e possam se efetivar” afirma Jaylson Teixeira.

A CAsA do DUCA reúne professores, servidores e alunos da UFRB, além de atores culturais dos Municípios da região. Busca-se com o centro promover o desenvolvimento das representações simbólicas locais e fornecer a colaboração intelectual que serve à elaboração de normas, com a interação construtiva entre os agentes culturais, a sociedade civil e o Estado. Em relação a este último aspecto, surge o apoio a II Conferência Municipal de Cultura de Amargosa, como ressalta o professor Ricardo Andrade: "o fortalecimento da solidariedade entre as diversas culturas, a democratização dos bens materiais e imateriais, o respeito às diferenças culturais e à ancestralidade são princípios que orientam nossa vocação política e que levaremos a esses fóruns para que sejam debatidos amplamente com os demais interessados".

Confira o vídeo das Conferências Municipais 2011:

Fonte: Portal UFRB

Centro de Formação de professores