A oficina tem por objetivo sugerir reflexões a respeito da possibilidade de, ao utilizar as memórias dos antigos professores de matemática, contribuir para a construção da História da Educação Matemática na Bahia, levando em consideração os esforços teórico-metodológicos necessários para se produzir trabalhos que dêem conta da complexidade exigida para produção de tal tarefa.

Apesar da existência de grupos de pesquisa ligados ao CNPq que tratem da temática[1], as produções voltadas para o tema no Estado ainda são escassas e não puderam dar conta dos diversos temas que poderiam ser discutidos.[2] Além disso, os pesquisadores da Educação Matemática no País, e mais especificamente na Bahia, precisam empreender esforços na direção de produzir pesquisas que atendam satisfatoriamente as exigências historiográficas que um trabalho dessa natureza exige.

Portanto, a proposta desta oficina é oferecer um ambiente de discussão a respeito dos métodos de localização, tratamento e análise das fontes orais e, ainda, realizar atividades práticas úteis a um trabalho com história oral, partindo de estudos de caso.

A oficina será ministrada pelo prof. Diogo Franco Rios e constitui-se como uma das ações formativas de extensão propostas pelo Centro de Artes de Amargosa- Diversidade, Universidade, Cultura e Ancestralidade (CAsA do DUCA).

O quê? Oficina História Oral e Educação Matemática na Bahia

Quando? 03 de junho de 2011
Horário: 15:30 às 18:00 e das 18:30 às 21:00h

Onde? Centro de Formação de Professores

Público alvo:

Esta oficina interessa a pesquisadores que discutem temas relacionados à Educação Matemática e à História da Educação e História da Educação Matemática, estudantes de cursos de formação de professores de Matemática, professores de Matemática do ensino médio e fundamental além de outras pessoas que busquem compreender o processo de desenvolvimento do ensino de Matemática no Brasil, em especial, na Bahia através da utilização de fontes orais.

Número de Vagas: 20

Inscrições no NUAC/CFP. Procurar Uelma.

[1] Podemos citar o Grupo História Oral e Educação Matemática (GHOEM) e o Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT).

[2] Na Bahia, destacamos o Grupo de Pesquisa em História das Ciências no Brasil com Ênfase na Bahia (HCBEB), que tem contribuído, significativamente, para História da Matemática e do seu Ensino no Brasil com trabalhos e atividades coordenadas por André Luis Mattedi Dias.

Centro de Formação de professores