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PARFOR

 

Site do PARFOR / UFRB: https://ufrb.edu.br/parfor/parfor

PARFOR o que é?

Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR

O Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) é uma ação da CAPES que visa induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para profissionais do magistério que estejam no exercício da docência na rede pública de educação básica e que não possuem a formação específica na área em que atuam em sala de aula.

Objetivo

  • Induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para professores em exercício nas redes públicas de educação básica, para que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB;
  • Promover a articulação entre as instituições formadoras e as secretarias de educação para o atendimento das necessidades de formação dos professores, de acordo com as especificidades de cada rede. Contribuir para o alcance da meta 15 do PNE, oferecendo aos professores em serviço na rede pública, oportunidade de acesso à Formação específica de nível superior, em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam;
  • Incentivar o desenvolvimento de propostas formativas inovadoras, que considerem as especificidades da formação em serviço para professores da educação básica, buscando estratégias de organização de tempos e espaços diferenciados que contemplem esses atores;
  • Estimular o aprimoramento dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) das licenciaturas, tendo por base as experiências observadas nas turmas especiais implementadas.

Como funciona?

A participação das IES se dará por meio de Edital para seleção de propostas de cursos de licenciatura voltados para o atendimento de docentes em exercício na educação básica.

No âmbito do parfor, a CAPES realiza o fomento à implantação de turmas especiais por Instituições de Ensino Superior (IES) em cursos de:

  • Licenciatura – para docentes da rede pública de educação básica que não possuem formação superior;
  • Segunda licenciatura – para docentes da rede pública de educação básica que possuem licenciatura em área distinta de sua atuação em sala de aula;
  • Formação pedagógica – para docentes da rede pública de educação básica que possuem curso superior, sem habilitação em licenciatura.

Para concorrer às vagas dos cursos ofertados, os professores devem:

  • Ter cadastrado seu currículo na Plataforma Capes de Educação Básica;
  • Ter registrado interesse em curso de licenciatura na Plataforma;
  • Ter sua solicitação deferida pela secretaria de educação à qual está vinculado;
  • Comprovar estar no exercício da docência na rede pública de educação básica, atuando na disciplina ou etapa do curso solicitado.

Acesse aqui a Plataforma Capes de Educação Básica   

https://freire.capes.gov.br/                                                                                                                

Os resultados do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR

Os dados numéricos do Parfor acumulados desde o seu lançamento, estão demonstrados a seguir:

Turmas  implantadas  até 2019

       3.043

Matriculados (2009 a 2019)

    100. 408

Turmas concluídas até 2019

       2.598

Turmas em andamento em dezembro/2019

       445

Professores já formados

      53.512

Professores cursando em dezembro/2019

      59.565

Instituições de ensino superior participantes

       104

Municípios com turmas implantadas

       510

Municípios atendidos (com pelo menos um professor matriculado)

      3.300

O PARFOR na UFRB inicia  no período letivo de 2009.2 com  duas turmas do curso de Licenciatura em Matemática. No periodo letivo 2010.1 com o curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. No periodo letivo 2011.1 a UFRB oferta  o curso de Licenciatura em Pedagogia. No periodo de  2015.1  a UFRB oferta o Curso de Licenciatura em Pedagogia com Ênfase em Educação do Campo.

No periodo letivo  2018.2 a UFRB oferta 01 Turma  de Licenciatura em Pedagogia (Matutino) do Centro de Formação de Professores (CFP) com aulas presencias no municipio de Castro Alves 

Legislação PARFOR

  1. Portaria nº 82 de 17 de abril de 2017 - Regulamento Parfor
  2. Portaria nº 159 de de 15 de agosto de 2017 - Altera a Portaria 82, de 17 de abril de 2017
  3. Acordo de cooperação técnica

Equipe Gestora

 

Profª Drª. Fátima Aparecida Silva - Coordenadora Institucional do PARFOR/UFRB

http://lattes.cnpq.br/2040033732908865

Profª Drª Fátima Aparecida SilvaCoordenadora Pedagógica da Turma de Licenciatura em Pedagogia PARFOR/CFP/Castro Alves  

Judite Araújo dos Santos - Secretária doS Programas:  PARFOR/UFRB. PIBID/UFRB. Residência Pedagógica UFRB

 http://lattes.cnpq.br/5250048285592580

Turma Licenciatura em Pedagogia PARFOR/CFP/Castro Alves

Atualmente o curso oferecido pelo PARFOR/UFRB está integrado a  turma do curso Licenciatura em Pedagogia do Centro de Formação de Professores (CFP) da UFRB. Esta turma foi organizada a partir das vagas remanescentes do curso diurno do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Formação de Professores (CFP) e iniciou as atividades em outubro 2018 (2018.2) 

Calendário Acadêmico 2020.1, 2020.2 e 2021.1 ( Alterado pela Resolução Nº 035/2020)

Calendário Acadêmico 2020.1, 2020.2 e 2021.1 ( Alterado pela Resolução Nº 035/2020)

https://www.ufrb.edu.br/prograd/calendario-academico?download=1555

Documentos em Licenciatura em Pedagogia

1. Matriz Curricular : Licenciatura em Pedagogia (Diurno) 

https://www.ufrb.edu.br/cfp/images/NUGTEAC_2019/Grade_Curricular_-_Pedagogia_Diurno.pdf

2PPC do Curso Licenciatura em Pedagogia (Diurno)

https://www.ufrb.edu.br/cfp/images/NUGTEAC_2019/PPC_de_Pedagogia_-_Diurno.pdf

3. Regulamento de Atividades Complementares do Curso de Licenciatura em Pedagogia (ACC ) 

https://www.ufrb.edu.br/cfp/images/NUGTEAC_2019/Regulamento_de_ACC_-_Pedagogia.pdf

4.Regulamento de Estágio Licenciatura em Pedagogia (Diurno e Noturno) 

https://www.ufrb.edu.br/cfp/images/NUGTEAC_2019/Regulamento_de_Est%C3%A1gio_-_Pedagogia.pdf

 

Planejamento Acadêmico 2020.2 (Remoto) Turma Licenciatura Pedagogia PARFOR/CFP/Castro Alves

 

 
 
 
 
 
 

Docentes Semestre 2020.2 (Remoto)

 

1. Meline Nery Melo Pereira  Componente Curricular: GCFP284 Ensino e Aprendizagem da Matemática.
 
 

2. Maria Eurácia Barreto de Andrade   Componente Curricular : GCFP116: Pesquisa e Educação. 

http://lattes.cnpq.br/3121685061388361

3. Sineide Cerqueira Estrela Componente Curricular :  GCFP 019. Didática I. 

http://lattes.cnpq.br/1956662703471609

4. Ivanete Gomes Pereira   Componente Curricular: GCFP286: Gestão do Trabalho Pedagógico em Ambientes Não Escolares.

 http://lattes.cnpq.br/7189955880818649

 5. Maria Aparecida da Silva Andrade   Componente Curricular :  GCFP285 Ensino e Aprendizagem de Ciências Naturais

http://lattes.cnpq.br/5629425811718526

Plataforma Capes de Educação Básica

O QUE É A PLATAFORMA CAPES DA EDUCAÇÃO BÁSICA ?

A Plataforma Capes de Educação Básica é um sistema disponibilizado pela Capes com a finalidade de constituir uma base de dados que:

  1. Abrigue o currículo dos (as) professores (as) da educação básica, dos (as) docentes e dos estudantes de cursos de licenciatura, pesquisadores (as) e estudantes de programas de pós-graduação que atuam com educação básica e com a formação de professores para esse nível de ensino, dos (as) gestores e de outros (as) profissionais que atuam na escola básica, dos (as) secretários (as) de educação das redes de ensino ou órgão equivalente, entre outros (as) profissionais que desenvolvam ou participem de programas, atividades, estudos e pesquisas relacionados à missão institucional da Capes de subsidiar o Ministério da Educação na formulação de políticas e no desenvolvimento de atividades de suporte à formação de profissionais de magistério para a educação básica; e realizar a indução, o fomento e o acompanhamento de programas e ações destinados à formação inicial e continuada dos profissionais de magistério, bem como de estudos e pesquisas para a educação básica;

  2. Permita à Capes realizar a gestão e o acompanhamento dos programas de formação de professores da educação básica;

  3. Disponibilize às redes de ensino informações sobre os profissionais do magistério, com o intuito de facilitar o planejamento e a elaboração de políticas locais de formação inicial e continuada para esses profissionais;

  4. Oportunize aos profissionais do magistério da educação básica a socialização de suas produções técnicas e acadêmicas, fomentando a visibilidade desses profissionais e sua conexão com a comunidade acadêmica

Quem deve incluir seu currículo?

Os (as) profissionais do magistério da educação básica, os (as) docentes e os (as) estudantes de cursos de licenciatura, pesquisadores (as) e estudantes de programas de pós-graduação que atuam com a educação básica e com a formação de profissionais para esse nível de ensino, os (as) gestores e outros (as) profissionais que atuam na escola básica, os (as) secretários (as)de educação das redes de ensino ou órgão equivalente, entre outros (as) profissionais que desenvolvam ou participem de programas, atividades, estudos e pesquisar relacionados à educação básica e à formação de professores para esse nível de ensino.    

Quais serviços são oferecidos ?

  1. Cadastramento o e consulta de currículos de estudantes, professores, pesquisadores e profissionais do magistério ou qualquer outra pessoa física que atue com a educação básica e a formação de profissionais para esse nível de ensino;

  2. Operacionalização da gestão e o acompanhamento dos programas de formação de professores da Capes.MANUAIS DO USUÁRIO 

MANUAIS DO USUÁRIO 

Acesso e preenchimento do currículo

https://freire.capes.gov.br/assets/MANUAL_DO_USUARIO_2019.pdf

Registro do interesse em formação

https://freire.capes.gov.br/assets/TUTORIAL_INTERESSE_EM_FORMACAO_2020.pdf

Secretário de Educação. Análise e validação dos registros de interesse  em formação 

https://freire.capes.gov.br/assets/TUTORIAL_SECRETARIO_DE_EDUCACAO_ANALISE_DE_MANIFESTACAO_2020.pdf

Eventos PARFOR

https://ufrb.edu.br/parfor/eventos-parfor/iii-encontro-institucional-do-parfor-ufrb

Entrega de itens de equipamentos de proteção individual (EPI´s), na Secretaria de Educação de Castro Alves.

No dia 29 de junho de 2021, Josevando Pereira (Gerente Técnico Administrativo do CFP e Judite Araújo (Secretária dos Programas PARFOR/ PIBID e Residência Pedagógia da UFRB no CFP) entregaram na Secretaria de Educação de Castro Alves itens de equipamentos de proteção individual (EPI’s) adquiridos com recursos provenientes da Capes em decorrência das mudanças do Plano de Trabalho do PARFOR UFRB em 2020.

A entrega dos EPI’s  em Castro Alves foi organizada pelo Setor Administrativo do CFP e recebida em Castro Alves, por Fernanda Rodrigues (Secretária de Educação do Município de Castro Alves) , Marta Cristina (Representante das professoras cursistas do PARFOR/CFP/Castro Aves ) e diretora da Creche João XXIII, e Cristiane Oliveira diretora do Colégio Municipal Luis Eduardo Magalhães, escola onde acontecem as aulas do PARFOR presenciais (antes da pandemia)  no município de Castro Alves.

Atualmente as aulas do PARFOR/UFRB/CFP/Castro Alves acontecem de forma remota, porém algumas cursistas por várias questões, entre elas dificuldades de internet, necessidade de estudar com outras cursistas para entendimentos de textos etc, necessitam de equipamentos de proteção individual como máscaras, álcool gel etc. 

Os procedimentos de compra dos equipamentos de proteção individual (EPI’s) foram realizados pelo setor de compras da PROPLAN/UFRB com o acompanhamento da Gerencia Técnica Administrativa do CFP.

Os equipamentos de proteção individual (EPI’s) que foram adquiridos com recursos da Capes (2020) estão sendo distribuídos para 28 professoras/r cursistas da turma de Licenciatura em Pedagogia do PARFOR/CFP/Castro Alves, para pessoas que são responsáveis pela limpeza e higienização das duas escolas em Castro onde funcionam as atividades acadêmicas da turma do PARFOR/UFRB para pessoas que são responsáveis pela limpeza e higienização do Centro de Formação de Professores (CFP) onde funciona a Secretaria do PARFOR no município de Amargosa e para docentes que ministrarão aulas no PARFOR/UFRB quando for possível aulas hibridas ou presencial.

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Fotos Semestre 2020.2 (Remoto) Turma Licenciatura Pedagogia PARFOR/CFP/Castro Alves

 

Componente Curricular: Pesquisa e Educação Professora Maria Eurácia Barreto de Andrade.

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Componente Curricular: Ensino e Aprendizagem da Matemática Professora Meline Nery Melo Pereira.

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