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Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR

Publicado: Domingo, 26 Mai 2019 03:26

PARFOR o que é?

O Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) é uma ação da CAPES que visa induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para profissionais do magistério que estejam no exercício da docência na rede pública de educação básica e que não possuem a formação específica na área em que atuam em sala de aula.

Objetivo:

  • Induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para professores em exercício nas redes públicas de educação básica, para que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB;
  • Promover a articulação entre as instituições formadoras e as secretarias de educação para o atendimento das necessidades de formação dos professores, de acordo com as especificidades de cada rede. Contribuir para o alcance da meta 15 do PNE, oferecendo aos professores em serviço na rede pública, oportunidade de acesso à Formação específica de nível superior, em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam;
  • Incentivar o desenvolvimento de propostas formativas inovadoras, que considerem as especificidades da formação em serviço para professores da educação básica, buscando estratégias de organização de tempos e espaços diferenciados que contemplem esses atores;
  • Estimular o aprimoramento dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) das licenciaturas, tendo por base as experiências observadas nas turmas especiais implementadas.

Como funciona?

A participação das IES se dará por meio de Edital para seleção de propostas de cursos de licenciatura voltados para o atendimento de docentes em exercício na educação básica.

No âmbito do parfor, a CAPES realiza o fomento à implantação de turmas especiais por Instituições de Ensino Superior (IES) em cursos de:

  • Licenciatura – para docentes da rede pública de educação básica que não possuem formação superior;
  • Segunda licenciatura – para docentes da rede pública de educação básica que possuem licenciatura em área distinta de sua atuação em sala de aula;
  • Formação pedagógica – para docentes da rede pública de educação básica que possuem curso superior, sem habilitação em licenciatura.

Para concorrer às vagas dos cursos ofertados, os professores devem:

  • Ter cadastrado seu currículo na Plataforma Capes de Educação Básica;
  • Ter registrado interesse em curso de licenciatura na Plataforma;
  • Ter sua solicitação deferida pela secretaria de educação à qual está vinculado;
  • Comprovar estar no exercício da docência na rede pública de educação básica, atuando na disciplina ou etapa do curso solicitado.
Acesse aqui a Plataforma Capes de Educação Básica https://freire.capes.gov.br/ 

Os resultados do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR

Os dados numéricos do Parfor acumulados desde o seu lançamento, estão demonstrados a seguir:

Turmas  implantadas  até 2019

       3.043

Matriculados (2009 a 2019)

    100. 408

Turmas concluídas até 2019

       2.598

Turmas em andamento em dezembro/2019

       445

Professores já formados

      53.512

Professores cursando em dezembro/2019

      59.565

Instituições de ensino superior participantes

       104

Municípios com turmas implantadas

       510

Municípios atendidos (com pelo menos um professor matriculado)

      3.300

 

O PARFOR na UFRB inicia  no período letivo de 2009.2 com  duas turmas do curso de Licenciatura em Matemática. No periodo letivo 2010.1 com o curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. No periodo letivo 2011.1 a UFRB oferta  o curso de Licenciatura em Pedagogia. No periodo de  2015.1  a UFRB oferta o Curso de Licenciatura em Pedagogia com Ênfase em Educação do Campo.

No periodo letivo  2018.2 a UFRB oferta 01 Turma  de Licenciatura em Pedagogia (Matutino) do Centro de Formação de Professores (CFP) com aulas presencias no municipio de Castro Alves 

 

Legislação PARFOR

Portaria nº 82 de 17 de abril de 2017 Regulamento Parfor   Download
Portaria nº 159 de de 15 de agosto de 2017  Altera a Portaria 82, de 17 de abril de 2017   Download
Acordo de cooperação técnica Acordo de cooperação técnica que entre si celebram a fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES, o Conselho Nacional de Secretários de Educação - CONSED e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME, visando apoio mútuo institucional à ampliação das ações e programas que integram a política nacional de formação dos profissionais de educação básica.   Download

 

Equipe Gestora

Coordenadora Institucional do PARFOR/UFRB Profª Drª. Fátima Aparecida Silva
Coordenadora Pedagógica da Turma de Licenciatura em Pedagogia PARFOR/CFP/Castro Alves   Profª Drª Fátima Aparecida Silva
Secretária doS Programas:  PARFOR/UFRB. PIBID/UFRB. Residência Pedagógica UFRB Judite Araújo dos Santos

 

 

Turma Licenciatura em Pedagogia PARFOR/CFP/Castro Alves

Atualmente o curso oferecido pelo PARFOR/UFRB está integrado a  turma do curso Licenciatura em Pedagogia do Centro de Formação de Professores (CFP) da UFRB. Esta turma foi organizada a partir das vagas remanescentes do curso diurno do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Formação de Professores (CFP) e iniciou as atividades em outubro 2018 (2018.2) 

 

Calendário Acadêmico 2020.1, 2020.2 e 2021.1 (Alterado pela Resolução Nº 035/2020)

Calendário Acadêmico 2020.1, 2020.2 e 2021.1 Alterado pela Resolução Nº 035/2020
Calendário Acadêmico  

 

Documentos em Licenciatura em Pedagogia

Matriz Curricular : Licenciatura em Pedagogia (Diurno) 
PPC do Curso Licenciatura em Pedagogia (Diurno)
Regulamento de Atividades Complementares do Curso de Licenciatura em Pedagogia (ACC ) 
Regulamento de Estágio Licenciatura em Pedagogia (Diurno e Noturno) 

 

Planejamento Acadêmico 2020.2 (Remoto) Turma Licenciatura Pedagogia PARFOR/CFP/Castro Alves

Docente Componente Curricular Download
Professora Meline Nery Melo Pereira  Ensino e Aprendizagem da Matemática 
Professora Maria Eurácia Barreto de Andrade  Pesquisa e Educação 
Professora Sineide Cerqueira Estrela  Didática I 
Professora Ivanete Gomes Pereira  Gestão do Trabalho Pedagógico em Ambientes Não Escolares 
Professora Maria Aparecida da Silva Andrade  Ensino e Aprendizagem de Ciências Naturais 
 

Docentes Semestre 2020.2 (Remoto) 

Docente Componente Curricular Currículo Lattes
Meline Nery Melo Pereira GCFP284 Ensino e Aprendizagem da Matemática
Maria Eurácia Barreto de Andrade GCFP116: Pesquisa e Educação.
Sineide Cerqueira Estrela GCFP 019. Didática I.
Ivanete Gomes Pereira GCFP286: Gestão do Trabalho Pedagógico em Ambientes Não Escolares. 
Maria Aparecida da Silva Andrade GCFP285 Ensino e Aprendizagem de Ciências Naturais

 


Plataforma Capes de Educação Básica

O QUE É A PLATAFORMA CAPES DA EDUCAÇÃO BÁSICA ?

A Plataforma Capes de Educação Básica é um sistema disponibilizado pela Capes com a finalidade de constituir uma base de dados que:

  1. Abrigue o currículo dos (as) professores (as) da educação básica, dos (as) docentes e dos estudantes de cursos de licenciatura, pesquisadores (as) e estudantes de programas de pós-graduação que atuam com educação básica e com a formação de professores para esse nível de ensino, dos (as) gestores e de outros (as) profissionais que atuam na escola básica, dos (as) secretários (as) de educação das redes de ensino ou órgão equivalente, entre outros (as) profissionais que desenvolvam ou participem de programas, atividades, estudos e pesquisas relacionados à missão institucional da Capes de subsidiar o Ministério da Educação na formulação de políticas e no desenvolvimento de atividades de suporte à formação de profissionais de magistério para a educação básica; e realizar a indução, o fomento e o acompanhamento de programas e ações destinados à formação inicial e continuada dos profissionais de magistério, bem como de estudos e pesquisas para a educação básica;

  2. Permita à Capes realizar a gestão e o acompanhamento dos programas de formação de professores da educação básica;

  3. Disponibilize às redes de ensino informações sobre os profissionais do magistério, com o intuito de facilitar o planejamento e a elaboração de políticas locais de formação inicial e continuada para esses profissionais;

  4. Oportunize aos profissionais do magistério da educação básica a socialização de suas produções técnicas e acadêmicas, fomentando a visibilidade desses profissionais e sua conexão com a comunidade acadêmica

Quem deve incluir seu currículo?

Os (as) profissionais do magistério da educação básica, os (as) docentes e os (as) estudantes de cursos de licenciatura, pesquisadores (as) e estudantes de programas de pós-graduação que atuam com a educação básica e com a formação de profissionais para esse nível de ensino, os (as) gestores e outros (as) profissionais que atuam na escola básica, os (as) secretários (as)de educação das redes de ensino ou órgão equivalente, entre outros (as) profissionais que desenvolvam ou participem de programas, atividades, estudos e pesquisar relacionados à educação básica e à formação de professores para esse nível de ensino.    

Quais serviços são oferecidos ?

  1. Cadastramento o e consulta de currículos de estudantes, professores, pesquisadores e profissionais do magistério ou qualquer outra pessoa física que atue com a educação básica e a formação de profissionais para esse nível de ensino;

  2. Operacionalização da gestão e o acompanhamento dos programas de formação de professores da Capes.MANUAIS DO USUÁRIO 

 

Eventos PARFOR

 

Fotos Semestre 2020.2 (Remoto) Turma Licenciatura Pedagogia PARFOR/CFP/Castro Alves

 

  • Componente Curricular: Pesquisa e Educação Professora Maria Eurácia Barreto de Andrade.

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  • Componente Curricular: Ensino e Aprendizagem da Matemática Professora Meline Nery Melo Pereira.

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