Fechar
Processos seletivos Notícias UFRB abre inscrições para 190 vagas em 4 cursos de Educação do Campo (Até 13/06/22)
SELEÇÃO

Publicado: Sexta, 03 Junho 2022 13:20 , Última Atualização: Quarta, 19 Outubro 2022 20:40 | Acessos: 437
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), divulga a abertura do Processo Seletivo Especial destinado a selecionar candidatos para ingresso nos cursos de graduação na Educação do Campo da UFRB, em Regime de Alternância, no semestre 2022.1, nos Campi de Amargosa e Feira de Santana.

As inscrições dos interessados foram prorrogadas até 13 de junho, no endereço eletrônico de Processos Seletivos da UFRB: ufrb.edu.br/prosel.

Para o processo seletivo em Educação do Campo são oferecidas 190 vagas distribuídas em quatro cursos: Licenciatura em Educação do Campo com Habilitação em Ciências Agrárias, a ser ministrado no Centro de Formação de Professores (CFP), em Amargosa, com 80 vagas; e Licenciatura em Educação do Campo Área de Conhecimento Matemática, com 40 vagas; e Licenciatura em Educação do Campo Área de Conhecimento Ciências da Natureza, com 40 vagas; e Tecnólogo em Tecnologia em Alimentos, com 30 vagas, os três últimos cursos a serem ministrados no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), em Feira de Santana.

O processo seletivo é destinado a pessoas que tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente, e que preferencialmente, estejam enquadradas em ser professor em exercício na educação básica em escolas do campo, que não possua formação inicial ou adequada, de acordo com a Lei 9394/1996; e/ou resida e/ou exerça atividades no campo ou pertença aos povos do campo.

Para efeito do processo seletivo, entende-se por Povos do campo, os povos e comunidades tradicionais, comunidades camponesas, acampados e assentados de reforma agrária, os agricultores familiares e os povos da floresta. Esses se constituem em identidades como as diversas etnias de povos indígenas, comunidades quilombolas, comunidades de pescadores, comunidades de fundos e fechos de pasto, os assentados e os acampados da reforma agrária, os caiçaras, faxinais, povos de religião de matriz africana e outros que produzam suas condições materiais de existência a partir de modos de vida e trabalho no campo, incluindo os trabalhadores assalariados rurais sem terra.

Escolas do campo são aquelas situadas em área rural, conforme definida pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou aquela situada em área urbana, desde que atenda predominantemente a populações do campo (Decreto Nº 7.352, Art. 1º, II).

Provas

A prova, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cursos, será constituída de duas partes, entregues simultaneamente aos candidatos. A Prova Objetiva e Texto Argumentativo.

A prova do Processo Seletivo Especial em Educação do Campo será realizada no próximo dia 10 de julho, nos municípios de Amargosa, Feira de Santana, Seabra, Ruy Barbosa, Valença, Cachoeira, Anagé, Itiúba e Ribeira do Pombal. A divulgação do Gabarito da Prova Objetiva acontece no dia 13 de julho.

Todas as atividades de aplicação das provas seguirão as recomendações do Comitê de Acompanhamento e Enfrentamento à COVID-19 UFRB e do Comitê Municipal de Enfrentamento à COVID-19 dos locais onde ocorrerão as provas.

O resultado das chamadas com os nomes dos aprovados será divulgado no dia 27 de julho (Resultado da 1ª Chamada) e 19 de agosto (Resultado da 2ª Chamada), disponível no endereço eletrônico de Processos Seletivos da UFRB: ufrb.edu.br/prosel. Estão previstas duas chamadas.

Confira o Edital PROGRAD Nº 022/2022.

Aditivo nº 01.

Fonte: Portal UFRB