Fechar
Processos seletivos Notícias UFRB abre inscrição para professores enviarem propostas para o PIBITI 2022/2023
Inscrições até 02/08/2022

UFRB abre inscrição para professores enviarem propostas para o PIBITI 2022/2023

Publicado: Quarta, 20 Julho 2022 12:04 , Última Atualização: Quarta, 19 Outubro 2022 20:37 | Acessos: 479

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), divulga o recebimento de propostas do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBITI – 2022/2023), apoiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a UFRB.

O prazo para envio de propostas, obrigatoriamente, pelo professor orientador, acontece até o próximo dia 02 de agosto. A inscrição acontece, exclusivamente, pelo endereço eletrônico sapx.ufrb.edu.br/2022.1. Os modelos de documentos necessários e indispensáveis estão disponíveis no site da PPGCI.

Será aceito apenas um projeto por professor orientador com até cinco planos de trabalho distintos vinculados ao projeto, podendo ser contemplado com até duas bolsas para alunos, regularmente matriculados em cursos de graduação da UFRB. Estas bolsas terão início em 1º de setembro de 2022 e término em 31 de agosto de 2023.

As propostas deverão contemplar apenas projetos de pesquisa que apresentem aderência a, no mínimo, uma das Áreas de Tecnologias Prioritárias do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Todas as propostas serão avaliadas quanto ao seu enquadramento em Inovação Tecnológica pela Coordenação de Inovação (CINOVA), órgão vinculado a PPGCI, que baseado na legislação define inovação tecnológica como a concepção de novo produto ou processo de fabricação, bem como a agregação de novas funcionalidades ou características ao produto ou processo que implique melhorias incrementais e efetivo ganho de qualidade ou produtividade, resultando maior competitividade no mercado.

PIBITI

O Programa Institucional de Iniciação Tecnológica e Inovação (PIBITI) visa estimular estudantes do ensino superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação. Tem como objetivos incentivar talentos potenciais entre estudantes dos cursos de graduação da UFRB, contribuir para formação e engajamento de recursos humanos e despertar a vocação para atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora do País.

Esclarecimentos e informações adicionais sobre o Edital de Iniciação Tecnológica (PIBITI) poderão ser obtidos na Secretaria do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRB, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou no Núcleo de Gestão de Pesquisa de cada Centro de Ensino.

Confira o Edital 03/2022 - PIBITI 2022-2023.

Fonte: Portal UFRB