cfpsaudev4

8c30ffe5 b149 483d 8340 e485e6ea05d6O III Cine Aids da UFRB será uma exibição de um longa metragem.  Após exibir o filme, abriremos para roda de conversa com diversos convidados, tais como representantes de conselhos de educação, saúde, juventude, assistência social. Também contamos com a participação de gestores escolares, professores e demais seguimentos que representem a sociedade no âmbito da sociedade civil organizada e setor público tal como associações, grupos sociais, e secretarias do município. Considerando a expansão dos casos das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) no cenário nacional, foi registrado na Bahia 14.392 casos da infecção pelo vírus do HIV entre 2016 e 2021. Dentre este, 1.609 casos foram notificados em 2021, segundo o Boletim Epidemiológico do Departamento Nacional de IST/AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde (MS). Em Amargosa – BA, o Serviço de Atenção Especializado (SAE), só em 2023 registrou o total de 13 (treze) casos, sendo 10 (dez) de HIV, 00 (zero) de Hepatite B; 01 (um) de Hepatite C, 00 (zero) de crianças expostas com o HIV mediante a transmissão vertical (transmitida na gravidez da mãe para o feto), 02 (dois) de HTLV. Com base na estimativa populacional de Amargosa (2022), segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) é de 36.522 mil habitantes, o que em face dos números de pessoas infectadas pelo vírus do HIV de 10 casos, representa uma prevalência de 003,65% a cada mil habitantes. Unir esforços entre educação, saúde e sociedade civil organizada e população em geral se faz necessário diante do cenário apresentado pelo SAE Amargosa, há a necessidade de ações efetivas da promoção a saúde na perspectiva das IST/AIDS, HV e HTLV, no âmbito educativo. É neste contexto que o “III Cine AIDS da UFRB – Reflexões Virais de um mundo Pós-Pandemia”, se configura, enquanto um momento de reflexão sobre as muitas vidas interrompidas por essa síndrome, pois muitos heróis morreram defendendo a necessidade de promover políticas públicas voltadas aos direitos humanos e justiça social no âmbito da Integralidade, equidade, universalidade e, sobretudo, controle social.

Programação

Dia 23/11/2023  às 19h na Casa do Duca  - Exibição do Filme "Clibe de Comparas Dallas - indicação 16 anos

Em seguida será realidade um debate sobre o filme e a situação epidemiológica de HIV/Aids e ISTs no Brasil e na Bahia.

Encerramento 22h.

Inscrições até 23/11/23, através do SIGAA: https://sistemas.ufrb.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91798666

footer cfp saude